Diário de Bordo

Internacional

Viagem de Miguel Pereira - RJ ao Paraguai


03/02/2012 21h20

Vou relatar aqui em poucas palavras uma viagem realizada por mim e minha esposa com destino ao Paraguai, realizamos esta viagem de treze dias em uma XT 660cc, nosso objetivo era o encontro internacional de motociclistas, realizado na cidade de Encarnación-Py, no período 07 a 09 de fevereiro de 2009. Resolvemos sair daqui de Miguel Pereira – RJ no dia 01º de fevereiro para aproveitarmos e passear pelo interior e a capital do Paraguai.

Saímos de casa às 6h da manhã do dia 01º de fevereiro de 2009, no dia anterior a nossa viagem chovia, mas como já estava decidido ir, nos preparamos para pegar muita chuva, acordamos cedo e quando saímos nos deparamos com um lindo céu, todo limpinho - graças a Deus. Pegamos a estrada sentido Volta Redonda-RJ depois rodovia presidente Dutra, rodamos por 200 km, paramos fazer um lanchinho, abastecer e pegamos a estrada novamente, na altura de Taubaté – SP pegamos a Carvalho Pinto, depois D. Pedro com destino a Itatiba-SP, Jundiaí-SP até Itu-SP e depois chegamos a rodovia Castelo Branco.

Fizemos este caminho com o objetivo de não passar dentro de São Paulo, seguimos até a cidade de Ourinhos-SP onde descemos em direção ao Paraná, durante esse percurso parávamos para abastecimento e lanches rápidos mais ou menos a cada 180 e 200 km. Com isso por volta das 18h30 chegamos a cidade de Londrina-PR, percorremos um total de 1000 km, procuramos um motel na rodovia de saída da cidade para já facilitar nossa saída bem cedo no outro dia. Acordamos cedo tomamos um café e caímos na estrada, quando nos deparamos com a entrada desta bela cidade Corbélia-Pr.

Após pausa para esta foto, continuamos com nosso próximo objetivo, cidade de Foz do Iguaçu, e graças ao bom Deus ate aqui nenhuma chuva, rodamos até Cascavel-PR onde fizemos uma pausa para o almoço, pois neste segundo dia não tínhamos pressa, chegamos a Foz do Iguaçu-PR por volta das 14h30, com mais 640 km, e aí resolvemos ficar e descansar para no outro dia atravessar a fronteira, ficamos hospedado em um hotel localizado na rua que leva ao marco das três fronteiras, bem aconchegante e com um farto café da manhã.

Logo que acordamos nos deparamos com uma chuva, aquela chuvinha que tem tudo para cair o dia inteiro, não tinha jeito mesmo, como diz o velho ditado quem sai na chuva....... Bem tomamos nosso café, amarramos a bagagem e saímos com esperança da chuvinha parar, não levamos fé, saímos sem a roupa de chuva, seguimos até a fronteira, paramos na aduana Paraguaia apresentamos o documento de identidade, nos deram permissão para ficar no país por quinze dias. Após documentos em dia fui cambiar uns reais para guarani, cambiei R$ 200 que me resultou em G$ 400.000.

Nas saída de cidade Del Leste aproveitei para encher o tanque, pegamos a estrada com destino a Asunción a capital paraguaia, onde temos alguns amigos que fazem parte do NOMADAS MC, ao qual eu também estou afiliado, antes fiz contato com eles e os mesmos ficaram de me esperar na estrada na altura da cidade de Caacupé-Py, cerca de 60 km de Asunción. Rodamos por uns 40 km e a chuva caiu com vontade, paramos em um posto de gasolina para vestir a roupa de chuva, logo que descemos da moto tinham várias pessoas nos observando e logo um garoto se aproximou e começou a fazer perguntas: De onde vocês vem, quantos km já andaram, quantos dias, pra onde vão, que moto é essa e aquele último pedido, você tem adesivos. Só ali distribui quase dez adesivos, a minha sorte que meu presidente Eduardo Salgado, do Eu & Ela MC - Brasil, me municiou com dois pacotes de adesivos.

Depois de tudo pronto saímos, e toma chuva, tive que diminuir a velocidade pois no país dos outros temos que cumprir todas as regras de trânsito na risca para não dar a oportunidade de ser importunado, pois fazendo tudo certo já é meio complicado. Bem andamos mais ou menos uns 60 km, quando uma blitz da policia nacional parou e nos pediram os documentos identidade, autorização para permanecer no país e documento da moto, tudo certo nos mandaram embora e toma chuva, andamos mais uns 100 km outra blitz, pediram os documentos, quando examinavam os documentos passaram duas XT660 e o policial perguntou são seus amigos? Eu disse que sim e aí nos liberaram eu fui atrás dos caras, fui alcançá-los na chegada a Coronel Oviedo, onde percorremos 200 km, paramos um posto BR, abastecer e conhecer nossos amigos, os caras estavam vindo Goiânia-Go com destino ao Atacama.

Conversamos trocamos informações, adesivos e como já era quase 11h, eles queriam almoçar, eu lhes disse vou almoçar em Asunción, pois ainda faltava uns 180 km e a chuva tinha parado, eles ficaram e nós seguimos, quando chegamos em Caacupé, tinha dois amigos nos esperando na margem da rodovia, aí seguimos juntos até Asunción, onde fomos direto a oficina do amigo Gilberto.

Onde outros nos esperávamos, e decidimos ir almoçar, mas antes me levaram pra apresentar a um grande amigo que fiz, o Martin Leon, o qual não nos deixou ir para hotel, pois já tinha reservado na sua casa um quarto para nós, e então ficamos hospedados na casa de Martin.

Até Asunción foram aproximadamente 1940km, de cidade Del Leste até Asunción são 380 km, tem 4 praças de pedágios onde as motos não pagam, mas como eu não tinha essa informação com precisão, no primeiro pedágio entrei e paguei G$ 3000, para não ter nenhum aborrecimento, pois se por um acaso a polícia me parasse, além dos documentos podia me pedir também o ticket do pedágio, então resolvi pagar e ficar tudo certo.

Ficamos em Asunción até dia 06 fevereiro de 2009, onde aproveitamos pra fazer uma comprinhas, passear visitar locais históricos, fomos até a fronteira com a Argentina onde tem a cidade de Clorinda no lado Argentino. Durante nossa estada em Asunción recebemos apoio de alguns amigos como Martin, Gilberto e Norma, Mitchel e principalmente a irmã de Martin a Irene que nos levou a vários locais de carro.

No dia 07 de fevereiro de 2009, por volta das 19h30, partimos de Asunción com destino a Encarnación-Py distante 360 km. Nossa primeira tentativa de saída seria ao meio dia, que depois passou para às 14h e por final só conseguimos reunir a turma que foi ao encontro por volta das 17h30, mas até abastecer e sair, já era noite. Andamos uns 150 km até Villa Florida, onde paramos pra jantar, depois abastecer as motos era um grupo de 6 motos e um carro. Depois de tudo pronto fomos para a estrada, passamos por dois postos da polícia camineira a qual não nos molestou e continuamos a cada 180 km parávamos para abastecer e esticar as pernas. Estradas excelentes, muitas retas sem nenhum buraco, passando por plantações de soja de ambos os lados, por volta de 01h30 da madruga fomos parados por uma blitz da policia nacional, foi só para conferir documentos mais uma vez tudo bem, seguimos até a cidade de coronel Bogado onde paramos num posto tinha umas 4 pessoas, mas logo ficou lotado, saía gente de todo lado, queria saber se estávamos vindo, para onde ia etc... etc... pediam pra tirar fotos, queriam adesivos e também pediam pra ligar a moto pra ouvir o ronco do motor.

Bem, depois de tudo isso saímos para mais uma etapa, chegamos a Encarnación-Py às 3h da madrugada e fomos direto ao evento, tomamos umas cervejas e todos já cansados rumamos para o hotel. No sábado estava programado um passeio por locais históricos, tomamos café bem cedo e fomos ao local do evento.

Fomos recepcionados pelos organizadores, preenchemos os dados na inscrição e fomos nos juntar aos participantes do evento.

As 10h saímos para passeio a Itacuá, visitamos a igreja de la virgem de Itacuá, a igreja foi construída a margem do Rio Paraná. Na outra margem do rio está a cidade de Posadas Argentina.

Depois deste passeio fomos direto ao hotel, pois estava muito calor e resolvemos ficar na piscina e refrescar, ficamos ate às 14h e fomos para o evento onde tinha um suculento assado nos esperando.

Depois do churrasco ficamos no evento, onde foram chegando muitas motos, mas a maioria das motos tinham baixa cilindrada. Quando caiu à noite estava lotado. Foi quando começou uma zoeira, era de uma moto twister 250 eu fui ver de perto, pra minha decepção era um brasileiro e o mesmo estava ensinando a mulecada a estourar motor, ou seja, dar aqueles malditos tiros, cada um que conseguia aprender, saia e ia com sua moto acelerar e fazer barulhos, ai foi à noite toda.

Ficamos no evento até 3h, não saí antes para não ser mal educado com aqueles que nos receberam muito bem, fomos dormir e acordamos às 9h da manhã, tomamos café e preparamos a bagagem para nosso retorno, aproveitamos um grupo de cidade do Leste que ia embora, era o KYJÁ MC, para irmos juntos, falei com alguns integrantes que nos convidaram a voltar com eles. Mas antes de partir fomos convidados a almoçar na casa de um motociclista de Encarnación-Py, não tínhamos intimidades e tão o conhecia, mas assim mesmo fez questão de irmos almoçar em sua casa antes de partirmos.

Barriga cheia, um calor danado, nos preparamos para partir, resolvemos aguardar mais algumas horas o sol baixar pois estava insuportável.

Obs: KYJA em tupi guarani significa CASTOR.

Saímos de Encarnación por volta das 17h e ainda estava muito calor, rodamos por 180 km, paramos para abastecer e tomar água, mas muita água, a cada parada uma garrafa de 2 litros. De Encarnación a cidade Del leste 360 km. Chegamos por volta das 20h30, nos despedimos e fomos embora, chegamos a aduana para regularizar documentos e depois de tudo acertado atravessamos rumo a Foz do Iguaçu, onde ficamos por mais dois dias para passear.

Saída de Foz do Iguaçu, com destino a Miguel Pereira-RJ, voltamos por Guarapuava, Castro-PR , rodamos até Sengès-PR onde pernoitamos e no dia seguinte saímos cedo depois de tomar um bom café, e graças ao bom Deus chegamos em casa por volta das 16h40 do dia 13 fevereiro de 2009.

Veja que recepção calorosa, com muitas saudades. Agradecemos a todos amigos que torceram para que tudo desse certo, e não podemos deixar de agradecer a Deus nosso pai e protetor, pela oportunidade de realizar esta viagem e conseguir conquistar novas amizades, que nós jamais esqueceremos. Muito obrigado.

Autor: Alfredo C. Baumgardt e Sylvia Maria Ribeiro Baumgardt

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