Notícias

Seção Especial

10 motos BMW que fizeram história

Fundada há um século, a fábrica alemã produz motocicletas desde 1923. Selecionamos 10 modelos que contam a história de inovações e sucessos da divisão BMW Motorrad


Arthur Caldeira/Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

04/04/2016 12h02

Fundada em 1916, a BMW (ou Bayerische Motoren Werke) primeiro se consolidou como fabricante de motores para aviões, e depois expandiu sua atuação para barcos e caminhões. Embora seus automóveis de luxo sejam mais famosos (e também lucrativos) atualmente, o primeiro carro BMW só foi fabricado em 1928.

Mas cinco anos antes, nascia a primeira motocicleta com o emblema azul e branco.

Em 1923, a R 32 nasceu já com o conjunto motriz que se tornou marca registrada da BMW Motorrad – o motor boxer de cilindros opostos e a transmissão final por eixo cardã.

A R 23 iniciou uma história de sucesso da divisão de motos da fábrica alemã.

Foram inúmeros modelos inovadores ao longo desses 93 anos.

Selecionamos dez deles que ajudaram a BMW a se tornar o sonho de muitos motociclistas e angariar uma legião de fãs em todo o mundo. Confira.

R 32 – A primeira

Em 28 de setembro de 1923, a R 32 foi apresentada ao mundo durante o Salão de Berlim. Todas as características de uma moto BMW já estavam nesse primeiro modelo, a começar pelo tradicional conjunto motriz.

O motor boxer com dois cilindros opostos desenvolvido pelo engenheiro chefe Max Friz tinha 494 cm³ de capacidade e era capaz de gerar até 8,5 cv.

Um dos diferenciais da R 32 em relação a outras motocicletas da época é que ela foi concebida para ser uma moto desde o início - outros modelos baseavam-se na ciclística das bicicletas.

R 11 – Para aguentar o sidecar

Muito populares no início do século passado para levar um passageiro, os sidecars exigiam uma moto robusta.

Para isso a BMW apresentou sua primeira moto touring, a R11, em 1929.

O modelo trazia quadro em aço estampado e reforçado para suportar o peso extra do sidecar.

A R 11 tinha um motor boxer de 745 cm³, que já oferecia 18 cv de potência máxima.

A estabilidade do modelo chamou a atenção em todo o mundo e as motos BMW começavam a trilhar sua fama de robustas e estáveis.

R 17 – Esportividade e conforto em duas rodas

Lançada em 1935, juntamente com a R 12, a BMW R 17 ficou conhecida como uma das motos alemãs mais rápidas antes da Segunda Guerra Mundial.

O boxer de 736 cm³ produzia 33 cv de potência máxima.

Mas a grande inovação do modelo era mesmo o uso do primeiro garfo telescópico hidráulico na suspensão dianteira.

Uma inovação que permitia maior controle e conforto para o piloto.

A suspensão traseira só apareceria na R 51, lançada em 1938.

No final daquela década de 1930, a fábrica já havia alcançado a marca de 100 mil motocicletas produzidas.

R 24 – Renascimento em um cilindro

Tudo ia bem para a marca alemã até eclodir a Segunda Grande Guerra.

No final do conflito, com a derrota da Alemanha, as fábricas da marca bávara foram ocupadas por tropas aliadas e a planta de Munique foi desmantelada.

O sonho de voltar a produzir motocicletas apenas se realizou em 1948 com a R 24, uma monocilíndrica de 250cc com 12 cv de potência máxima.

A moto começou a ser produzida em dezembro daquele ano e, em 1949, foram vendidas 9.144 unidades – daí porque a nova G 310R não é a primeira moto pequena da BMW.

R 100 RS – A primeira carenagem integral

Três anos depois de lançar a bela e esportiva R 90/S, a BMW inovava mostrava a R 100 RS em 1976, nada menos do que a primeira motocicleta do mundo a contar com carenagem integral desenvolvida em túneis de vento – e a primeira sport-touring de que se tem notícia.

O motor era boxer como na R 90, porém com capacidade cúbica aumentada para 980 cm³ com a potência máxima de 67 cv (a 6.600 rpm) e atingia os 200 km/h.

R 80 G/S – Aventureira nata

Em 1979, a BMW Motorrad estreou no Rally Paris-Dakar e iniciou sua trajetória no off-road. No ano seguinte, chegava ao mercado a bigtrail R 80 G/S – sim, escrito originalmente com uma barra separando as duas letras.

O modelo, equipado com motor boxer de 797 cm³ capaz de gerar 50 cv e pesando 183 kg, foi o primeiro com o sobrenome “Gelände/Straße” (off-road/on-road).

A R 80/GS foi precursora do segmento aventureiro e deu origem a uma das bigtrails mais desejadas da atualidade, a R 1200 GS, que ganhou uma importante atualização em 2013: sistema de arrefecimento líquido em seu motor boxer – pela primeira vez na história da fábrica alemã.

K 100 RS – O tijolo voador

Ao completar 60 anos produzindo motos, em 1983, a fábrica alemã resolveu apostar em uma nova arquitetura de motor: os quatro cilindros, porém posicionados de forma longitudinal.

Com 987 cm³ oferecia 90 cv de potência máxima.

Nessa primeira família da série “K” (letra que design os motores em linha da BMW), destaque para a K 100 RS, uma sport-touring que chegou com um desenho inovador e menos peso para brigar com as japonesas que faziam sucesso na época.

Em função de seu bom desempenho e também de sua linha, a K 100 RS ganhou o apelido de “The Flying Brick”, o tijolo voador.

– vitrine tecnológica

A K1 mostrada em 1988 foi desenhada principalmente para mostrar do que a BMW era capaz e exibir novas tecnologias.

O modelo foi o primeiro a sair de fábrica com freios ABS e seu motor com 1.171 cm³ de capacidade oferecia 100 cv de potência máxima e tinha quatro válvulas por cilindro. Seu design inusitado e o desempenho surpreendente fizeram a fama da K1 no final dos anos 1980.

O modelo ainda contava com pinça de freio de quatro pistões e conversor catalítico de três vias.

S 1000RR – uma BMW sem concessões

Com reputação em construir motos seguras, confortáveis e funcionais, a BMW deixou essas concessões de lado para construir a radical superesportiva S 1000RR, lançada em 2009, e focada exclusivamente em alto desempenho.

A S 1000RR trouxe um motor que seguia a receita japonesa de quatro cilindros transversais e inclinados à frente para produzir 193 cv de potência máxima.

Além disso, a superesportiva alemã inovava em sua avançada tecnologia embarcada, que tinha controle de tração, controle de empinadas e modos de pilotagem permitindo que pilotos comuns fossem capazes de andar rápido e com segurança em uma pista de corrida.

K 1600 GT – uma luxuosa grã-turismo

Lançada em 2011, a K 1600 GT apostava em um enorme motor de seis cilindros em linha e 1.649 cm³ (169 cv de potencia) para mudar os parâmetros do segmento grã-turismo. Apesar de seus 319 kg (em ordem de marcha), a K 1600 GT apresentava um excelente comportamento dinâmico trazendo emoção para as longas viagens.

Com um enorme banco e muito conforto, o modelo também trazia sistema de navegação embutido, controle de tração e freios ABS, e o ineditismo de ser a primeira moto equipada com faróis direcionais.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados