Notícias

Dica de Manutenção

Bateria da moto pede atenção no inverno

Veja dicas para não ficar sem “carga” na estação mais fria do ano


Cicero Lima / Agência Infomoto

Agência Infomoto

21/06/2018 16h19

Com a chegada do inverno a bateria é um dos itens que exige maior cuidado. Embora as motos usem motor a gasolina, a eletricidade é vital para o funcionamento do propulsor. A energia elétrica armazenada na bateria faz girar o motor de partida, além de velas, bomba de combustível e até a injeção eletrônica – hoje presente em quase todos os modelos. Para que a moto tenha eletricidade é imprescindível que a bateria esteja em boas condições.

Giovani Schuster, proprietário da oficina Frontera Motos em São Bento do Sul (SC), sabe bem disso. Afinal, a cidade é uma das mais frias do Brasil. Segundo Schuster, o maior problema para a bateria é a falta de uso da motocicleta, principalmente no inverno. “No frio, o lubrificante fica mais espesso e as partes metálicas têm maior atrito, o que exige mais energia da bateria para dar partida. Por isso costuma apresentar problemas no inverno”, explica o profissional.

1 - Uma vez por semana

Segundo o mecânico, para manter a bateria em boas condições não tem segredo: é preciso rodar com a sua moto pelo menos uma vez por semana. “Deixar o motor funcionar até atingir a temperatura ideal de funcionamento e dar uma volta com a moto evita problemas”, diz ele.

2 - Quanto tempo dura a bateria

A bateria original da moto deve durar entre três ou quatro anos, porém isso depende do uso da motocicleta. Em motos que rodam pouco a bateria dura menos, por falta de uso. A instalação de acessórios – como alarmes, farol auxiliar ou sistema de som – também podem comprometer a durabilidade e a carga da bateria. Antes de instalar, consulte o Manual do Proprietário ou um mecânico para se certificar que a bateria da sua moto tem capacidade para receber tais acessórios.

3 - Trocar nem sempre é a solução

Um erro comum é apenas substituir ou carregar a bateria quando ela está descarregada e não avaliar se há algum defeito na moto. “É importante descobrir o motivo que fez a bateria perder a carga, às vezes um equipamento como alarme ou mesmo um curto-circuito pode estar roubando carga”, alerta Schuster. Antes de trocar a bateria pifada por uma nova, avalie se outros componentes, como estator ou alternador, estão funcionando bem e enviando a carga correta para a bateria. Caso contrário, mesmo uma bateria nova poderá apresentar problemas novamente em breve.

4 - Apoio de madeira funciona?

Existem alguns truques populares para aumentar a vida útil da bateria. Segundo Tiago Peruci, responsável técnico da MXF Motors – distribuidora da marca MotoBatt – um deles é apoiar o descanso lateral sobre uma base de madeira, o que isola o contato com o solo evitando a fuga de corrente. Já o mecânico catarinense afirma que isso não funciona, exceto se houver fuga de corrente. Mas daí já e um outro problema.

5 - Mantenedor de bateria

Quem não tem tempo ou não quer ter o trabalho de rodar com a moto no inverno, é possível instalar um mantenedor de bateria. O aparelho fica ligado à tomada comum e mantém a carga da bateria na medida ideal (entre 13,5 e 14,5 V) sempre pronta para funcionar. Alguns desses aparelhos ainda têm a capacidade de dar uma carga na bateria.

Notícias relacionadas

Entenda o significado das siglas para motos da BMW

Andar de moto aumenta concentração e diminui estresse, revela estudo

Triumph chega a 25.000 motos montadas no Brasil

Cinco estradas fascinantes para viajar de moto

Honda aposta em receita esportiva na nova linha CB 650 que deve chegar ao Brasil neste ano

Harley Ultra Limited 2019 tem mais desempenho e conforto para viajar

Novas Honda 650cc e 500cc chegam às lojas na Europa

Triumph lança motos customizadas de fábrica

Ducati começa a produzir nova Diavel 1260

Royal Enfield aposta na nova Himalayan para crescer no Brasil

  • Booking.com

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.13122 segundos