Notícias

Conceito Bolid-E foi desenvolvido com base na Energica EsseEsse9, que tem motor elétrico de 109hp Arthur Caldeira / INFO (Foto: Arthur Caldeira / Agência Infomoto )

Novidade

Bolid-E, uma moto elétrica controlada por smartwatch

Desenvolvido pela Energica em parceria com a Samsung, conceito prevê interação total com o Galaxy Watch e usa dois celulares no lugar dos espelhos retrovisores


Arthur Caldeira / Agência Infomoto

Agência Infomoto

16/11/2018 10h34

Famosa por suas motos elétricas de alto desempenho, que irão disputar a Moto-E, espécie de MotoGP das motos elétricas em 2019, a empresa italiana Energica uniu forças com a gigante dos smartphones, Samsung, para criar o conceito Bolid-E apresentado no Salão de Milão 2018, que terminou em 11 de novembro.

O conceito de moto elétrica Bolid-E incorpora o projeto “Smart Ride” (passeio de moto inteligente, em tradução livre), desenvolvido em parceria com a Samsung. A moto foi escolhida para demonstrar algumas tecnologias avançadas que focam no futuro da mobilidade em duas rodas.

Uma das tecnologias desenvolvidas no projeto Smart Ride é o uso de câmeras de alta definição em vez de espelhos retrovisores convencionais. Há câmeras integradas na parte dianteira e traseira da Bolid-E. A visualização ao vivo é então alimentada para dois dispositivos Samsung Galaxy da linha A, montados como "espelhos inteligentes".

Além de mostrar a visão traseira e tempo real como um espelho retrovisor, os monitores duplos também funcionarão como um dispositivo HUD. Usando a câmera frontal, eles poderão analisar e destacar obstáculos e perigos na estrada à frente do condutor.

Os espelhos também podem funcionar como câmeras de ação, permitindo que o motociclista assista aos momentos emocionantes do passeio ou de uma volta na pista.

Relógio é a chave

Outra nova tecnologia desenvolvida com a Samsung é a incorporação da conectividade Bluetooth e NFC entre a Energica Bolid-E e o novo Samsung Galaxy Watch.

No conceito Bolid-E o Galaxy Watch funciona como uma espécie de dispositivo de desbloqueio inteligente, mais ou menos como uma Smart Key, presente em motocicletas Honda, BMW e Ducati. Além do relógio do proprietário, que pode ser usado para desbloquear e ligar a moto, as permissões podem ser concedidas a outros relógios. Seria como emprestar as chaves da sua moto a um amigo. O Samsung Galaxy Watch também pode ser usado para localizar o Bolid-E em um estacionamento, como se fosse possível perder uma moto tão inusitada como essa.

As empresas também desenvolveram um aplicativo dedicado para oferecer mapeamento ao vivo e enviar dados de telemetria para o telefone do motociclista. Dados como a distância percorrida, velocidade média, carga da bateria, entre outras informações, podem ser acessadas a qualquer momento no app.

“Na Samsung, sabemos que a inovação pode desempenhar um papel fundamental, pois permite projetos revolucionários com impacto direto na vida cotidiana. Esta é exatamente a razão pela qual estamos comprometidos em continuar explorando novos setores, onde as ideias podem ser transformadas em projetos reais, graças à tecnologia”, afirmou Francesco Cordani, diretor de marketing e comunicação da Samsung Italia.

Baseada na Eva EsseEsse9 da Energica, uma naked elétrica que já está à venda, a Bolid-E, entretanto, ainda é apenas um conceito desenvolvido em parceria com a Samsung Electronics Italia. O objetivo das duas empresas é demonstrar como seria uma moto elétrica do futuro e como se combinaria com a tecnologia móvel.

Notícias relacionadas

Rodovia que liga o Acre ao Peru desmorona e deve ficar fechada

Entenda o significado das siglas para motos da BMW

Andar de moto aumenta concentração e diminui estresse, revela estudo

Triumph chega a 25.000 motos montadas no Brasil

Cinco estradas fascinantes para viajar de moto

Honda aposta em receita esportiva na nova linha CB 650 que deve chegar ao Brasil neste ano

Harley Ultra Limited 2019 tem mais desempenho e conforto para viajar

Novas Honda 650cc e 500cc chegam às lojas na Europa

Triumph lança motos customizadas de fábrica

Ducati começa a produzir nova Diavel 1260

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.10982 segundos