Notícias

Briga boa » Nova Triumph Tiger Explorer 1200 chega para disputar mercado das maxitrail

Com motor de três cilindros em linha, controle de tração e freios ABS de série, novo modelo do segmento maxitrail encara longas distâncias sem escolher o tipo de estrada


Téo Mascarenhas

Estado de Minas

04/02/2012 17h26

A inglesa Triumph apresentou no Salão de Milão, na Itália, que terminou dia 13, o novo modelo Tiger Explorer 1200. Uma maxitrail para rodar por qualquer tipo de estrada, com muita eletrônica embarcada, para disputar um segmento com artilharia pesada, como a BMW R 1200 GS (modelo mais vendido da marca), a Yamaha Super Ténéré 1200, a Ducati Multistrada 1200 e a nova Honda Crosstourer 1200, entre outras. Para tanto, vai usar armamento e munição semelhantes, como conforto para longas travessias, versatilidade para enfrentar pouca ou nenhuma pavimentação e recursos eletrônicos de série, como controle de tração, freios ABS que podem ser desligados, acelerador eletrônico e piloto automático.

O motor, totalmente novo, segue a arquitetura tradicional da marca, com três cilindros em linha, e vai inaugurar uma nova família, equipando novos modelos futuros. Com 1.215cm³, o propulsor tem injeção eletrônica, refrigeração líquida, 12 válvulas e fornece potência de 137cv a 9.300rpm e um torque de 12,3kgfm a 7.850rpm. Com o lançamento, a linha Tiger passa a contar com os modelos 800, 1050 e agora com a top 1200, que teve o visual nitidamente inspirado na irmã menor, 800. Para completar, o novo modelo conta com banco regulável na altura, entre 840mm e 860mm, guidão ajustável, para-brisas e grupo óptico com duplo farol.

BRASIL Simultaneamente ao lançamento do novo modelo, a marca anunciou que vai reassumir oficialmente suas operações no Brasil, a partir de 2012, instalando progressivamente sua rede de concessionárias. A Triumph ainda não revelou quais modelos serão comercializados, mas a nova Tiger Explorer 1200 passa a ser séria candidata. Com porte e volume, a Explorer 1200 está equipada com suspensão Kayaba invertida na dianteira, com tubos de 46mm de diâmetro e 190mm de curso. A suspensão traseira, do tipo mono, também Kayaba, tem 194mm de curso e está ancorada em monobraço, já que a transmissão final é por eixo cardã.

Uma extensa lista de acessórios está disponível, como faróis auxiliares, protetor de motor, bolsas laterais e bolsa central para carregar a tralha em longas viagens, além do opcional de controle de pressão dos pneus. O painel, em tela LCD, tem conta-giros analógico, velocímetro, hodômetros total e parcial, indicador de temperatura externa, relógio, computador de bordo e até alerta para formação de gelo no piso. Se no Brasil esta possibilidade é remota, o frio pode ser amenizado com bancos e punhos aquecidos opcionalmente, além dos protetores de mão. O tanque comporta 20 litros e o peso em ordem de marcha ou abastecida é de bem nutridos 259kg.

FREIOS O freio antitravamento ABS pode ser desligado para ocasiões em que o modelo rode na terra, situação em que a leitura do sistema não é feita com precisão, comprometendo a frenagem. Entretanto, as rodas são de liga leve, menos apropriadas do que as do tipo raiadas para encarar o fora de estrada. Na dianteira, a roda tem aro de 19 polegadas (medida intermediária entre asfalto e terra), equipada com dois discos de 305mm de diâmetro, com pinças Nissin. Na traseira, a roda tem aro de 17 polegadas, como nos modelos esportivos, e um disco simples com 282mm de diâmetro e igualmente pinças Nissin.

O novo modelo Triumph Tiger Explorer 1200 conta ainda com quadro com tubos laterais reforçado com minitreliças, câmbio com seis marchas e garupeira com alças, que conta com assento mais alto e encaixe para bolsa central. O escape único em aço tem saída pela lateral direita e uma maior inclinação para não ficar totalmente vulnerável em travessias de trechos alagados. O novo modelo tem ainda uma tomada de força para plugar equipamentos eletrônicos, como GPS, ou recarregar o telefone celular, ou ainda conectar o computador pessoal quando estacionada.

Notícias relacionadas

KTM 990 Adventure ABS

Fenomenal, XT 1200 Super Ténéré

Honda lança nova motocicleta NC700X nos Estados Unidos

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados