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Fenomenal, XT 1200 Super Ténéré

Da lendária aventureira, Super Ténéré 750, sucesso na década de 90, restou o nome e a inspiração no temido deserto africano de Ténéré, no centro sul do Saara.


Marcel Mano

Yamaha Motor do Brasil

21/02/2012 17h33

No restante, este modelo da marca é completamente novo e moderno. Hoje, a XT 1200 Super Ténéré é uma das motos mais completas e seguras de sua categoria. A big-trail da Yamaha traz motor bicilíndrico de maior capacidade e muita tecnologia embarcada para brigar no segmento de motos de características mais aventureira. Entre os diferenciais estão controle de tração e sistema de freios ABS (antitravamento). A Super Ténéré foi feita para “ganhar o mundo”, já que encara qualquer desafio seja no Deserto do Saara ou na Rota Astral. Uma moto sem fronteiras, sem limites e que oferece muita segurança, conforto e conta com um motor que esbanja saúde e torque.

Um dos modelos mais famosos da marca, a Yamaha Super Ténéré já foi eleita a “Melhor Compra de 2011” pela revista Quatro Rodas Moto, na categoria On/Off-road acima de 1000cc. O desenvolvimento da nova Super Ténéré começou a partir de uma folha em branco, porém com objetivos claros: um novo motor de grande capacidade cúbica com torque à vontade; agilidade no fora de estrada e precisão em estradas sinuosas; muito conforto e praticidade para se levar bagagem e garupa; além de tecnologia para melhorar a segurança e a versatilidade.

DOIS CILINDROS PARALELOS

A configuração escolhida para dar vida à nova XT1200Z Super Ténéré foram dois cilindros paralelos. A arquitetura do modelo japonês resulta em um estreito e compacto propulsor de 1.199 cc de capacidade, que garante torque desde as baixas rotações e potência suficiente para a categoria. Com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas (DOHC), alimentado por injeção eletrônica e com duas velas por cilindro, o motor entrega 110 cavalos de potência máxima a 7.250 rpm. O torque é de 11,6 kgf.m já a 6.000 giros. O propulsor apresenta funcionamento suave, além de oferecer torque desde as baixas rotações.

Assim como em outros modelos da Yamaha, o motociclista vai controlar o motor da Super Ténéré 1200 por meio de um acelerador eletrônico (Yamaha Chip Controlled Throttle, YCC-T), que garante respostas mais precisas ao girar a manopla. O motor conta ainda com dois mapas de gerenciamento: Sport para uma pilotagem mais agressiva e Touring para uma tocada mais “relaxada”, com entrega de potência mais suave.

Completa ainda o pacote de soluções eletrônicas um controle de tração que evita derrapagens da roda traseira em situações de piso escorregadio e/ou baixa aderência – trabalhando em conjunto com o sistema ABS. O módulo permite três níveis de atuação do controle de tração: o modo "TCS1" é o normal e atua em qualquer situação que for detectada uma derrapagem da roda traseira; já o "TCS2" tem efeito retardado e permite escapadas de traseira em uma pilotagem off-road mais radical; ou para os mais experientes o modo "OFF", que desliga completamente o sistema.

TECNOLOGIA DE SOBRA

A XT1200Z traz freios ABS unificados (ABS Unified Brake System). Segundo a Yamaha, trata-se de um dos mais avançados sistema de freios já desenvolvidos pela fábrica japonesa. O sistema ABS evita o travamento das rodas em frenagens bruscas por meio de uma válvula de pressão hidráulica que atua sobre os dois discos dianteiros (com 310 mm de diâmetro) e também no único disco traseiro -- todos em forma de margarida. Além disso, há ainda os freios unificados, ou combinados, controlados por um módulo eletrônico que divide a frenagem nas pinças dianteiras e traseiras ao apertar o manete de freio dianteiro. De acordo com a marca, para calcular a proporção exata de frenagem na frente e atrás há sensores que levam em consideração a velocidade da moto, a pressão no manete e também o peso total da motocicleta.

Uma das vantagens do sistema é que durante a pilotagem fora de estrada o motociclista fica de pé e tem o acesso limitado ao pedal de freio traseiro. Outra boa novidade é que, caso o motociclista pise no freio traseiro antes de apertar o manete dianteiro, o sistema não atua. Facilitando assim manobras em baixa velocidade.

CICLÍSTICA

Como a proposta da nova Super Ténéré é ser uma aventureira para se viajar para qualquer lugar, a Yamaha apostou em uma ciclística robusta com rodas raiadas, uma grande distância do solo e uma resistente proteção do motor. Todo o projeto ciclístico foi concebido para manter o centro de gravidade baixo e centralizado para garantir equilíbrio e agilidade.

O quadro do tipo espinha dorsal é construído em tubos de aço em vez de alumínio, pois de acordo com a Yamaha o material suporta melhor a exigência da pilotagem off-road. A suspensão dianteira conta com um garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm de diâmetro, totalmente ajustável na compressão, retorno e pré-carga. Já na traseira, um sistema monochoque com amortecedor facilmente regulável na pré-carga e no retorno sem a necessidade de ferramentas. A balança traseira, que traz o eixo-cardã da transmissão final embutido, foi construída em alumínio.

Apesar de raiadas, as rodas permitem o uso de pneus radiais sem câmara nas medidas 110/90 em aro de 19 polegadas, na dianteira; e 150/70 em um aro de 17 polegadas, na traseira.

Para completar suas capacidades fora-de-estrada, a nova aventureira traz um largo guidão com protetores de mão de série. As pedaleiras também foram projetadas para o uso mais radical e têm capas de borracha, que garantem o conforto ao se pilotar sentado.Quando o motociclista fica de pé para controlar a moto em estradas não pavimentadas essas capas se achatam e permitem um maior contato dos pés com as pedaleiras.

Protetores laterais do motor e o protetor de cárter também são de série, mostrando a verdadeira vocação da nova Super Ténéré: longas aventuras por quaisquer caminhos até que o grande tanque de 23 litros peça mais combustível.

O “bagageiro triplo (multifuncional)” em resina plástica que vem de fábrica foi projetado para oferecer uma grande variedade de utilizações. O usuário pode escolher de três tipos de utilizações: 1) Forma padrão, 2) com um baú traseiro (opção) que pode ser montado sem qualquer dispositivo adicional de acoplamento e 3) como uma superfície de bagageiro plana removendo a garupa.

A Super Ténéré conta ainda com uma completíssima linha de acessórios opcionais. A lista vai de malas laterais, baú traseiro e bolsa de tanque, passando por protetores de farol, um protetor de motor em alumínio, até itens de conforto como aquecedores de manopla, capa de tanque e banco mais baixo.

A XT1200Z Super Ténéré já está à venda nas Concessionárias Autorizadas Yamaha, na cor azul. O preço público sugerido é de R$ 61.000,00. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem. A Yamaha conta atualmente com uma rede de 550 concessionárias. SAC (11) 2431-6500.

Especificações técnicas: XT 1200Z Super Ténéré

Motor

Tipo refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 2 cilindros em linha, 4 válvulas, injeção de combustível, dupla ignição

Cilindrada 1199cc

Diâmetro x curso 98 x 79.5 mm

Taxa de compressão 11.0:1

Potência máxima 110 cv a 7.250 rpm

Torque máximo 11.6 kgf.m a 6.000 rpm

Sistema de lubrificação Cárter seco

Sistema de combustível Injeção de eletrônica

Tipo de embreagem multidisco banhado a óleo

Sistema de ignição Elétrica

Sistema de transmissão Permanentemente engrenada, 6 velocidades

Transmissão final Eixo-cardã

Chassis

Quadro: Backbone em aço

Suspensão dianteira: Garfo telescópico, tubo de 43 mm, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno

Curso da roda dianteira: 190 mm

Suspensão traseira: Mono-amortecedor, ajustável para pré-carga e retorno

Curso da roda traseira: 190 mm

Freio dianteiro discos duplos: hidráulicos tipo “wave” de 310 mm ABS/ Sistema de Frenagem Unificado

Freio traseiro: Disco hidráulico tipo “wave” de 282 mm

Pneu dianteiro: 110/80R19M/C 59V

Pneu traseiro: 150/70R17M/C 69V

Dimensões

Comprimento total: 2,255 mm

Largura total: 980 mm

Altura total: 1.410 mm

Altura do assento: Ajustável 845-870 mm

Distância entre eixos: 1.540 mm

Distância mínima do solo: 205 mm

Peso total (ordem de marcha): 261 kg

Capacidade do tanque de comb.: 23 litros

Quantidade de óleo: 4,2 litros

Cor: Azul Viper

Preço: R$ 61.000,00. Preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo.

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