Notícias

Honda CB 650F 2018 manteve o preço do modelo anterior: R$ 33.900 (sem frete e seguro) (Foto: Divulgação)

Novidade

Honda acrescenta emoção à linha CB 650F 2018

Com visual renovado, modelos ganham suspensões melhores e mais potência no motor de quatro cilindros, mas mantém o preço. Naked CB 650F custa R$ 33.900 e esportiva CBR 650F, R$ 35.500


Arhur Caldeira

Infomoto

11/10/2017 18h24

A Honda acrescentou uma pitada de emoção aos modelos 2018 da linha CB 650F. Apresentadas em 2014 com uma proposta racional, a naked CB 650F e a esportiva CBR 650F ganharam visual novo, suspensões melhores e mais potência no motor de quatro cilindros em linha. Apesar das novidades, a fábrica manteve os preços: a CB 650F tem preço sugerido de R$ 33.900 e a CBR 650F, R$ 35.500 chegam às lojas no final de outubro com duas opções de cores – azul e vermelha – e freios ABS de série.

Visualmente os modelos 2018 trazem linhas mais angulosas, faróis de LED e grafismos inéditos. Na naked CB 650F a carenagem do farol ficou menor, assim como as aletas no tanque, que deixam o motor quatro cilindros mais à mostra.

Já a esportiva CBR 650F tem uma nova carenagem, que envolve o bloco óptico e favorece a captação de ar para o sistema de alimentação. Outras mudanças foram a pintura preta no motor e na balança traseira de ambas.

Novidades mecânicas

O motor de quatro cilindros em linha, 649 cm³, arrefecimento líquido e duplo comando no cabeçote passou por melhorias na alimentação, com uma nova caixa de ar e dutos de admissão maiores. Com isso, a potência aumentou 1,5 cavalo: passou dos antigos 87 cv para 88,5 cv nas mesmas 11.000 rpm.

Já o torque de 6,22 kgf.m a 8.000 giros permaneceu o mesmo, mas para melhorar a aceleração dos modelos, a Honda alterou a relação de marchas no câmbio de seis velocidades. Tanto a versão naked quanto a carenada agora têm a segunda, terceira, quarta e quinta marchas mais curtas, o que melhorou o desempenho em acelerações e retomadas.

Uma boa notícia para os fãs dos tetracilíndricos é a nova ponteira do escapamento 4 em 1. Segundo a Honda, a peça foi redesenhada para valorizar o famoso ronco dos motores com essa arquitetura.

Ciclística melhorada

Além dos cavalinhos a mais no motor, a Honda investiu na parte ciclística da linha CB 650. O quadro é o mesmo de dupla trave feito em aço com o motor fazendo parte da estrutura, mas a suspensão dianteira é completamente nova. Ambas ganharam o garfo telescópico convencional Showa Dual Bending Valve (SDBV) com tubos de 41 mm de diâmetro.

A tecnologia SDBV conta com duas válvulas internas, uma que funciona para absorver as regularidades do piso e outra, que entra em funcionamento quando o conjunto atinge o fim do curso de 120 mm. Embora tenha especificações superiores que o modelo anterior, a suspensão dianteira não oferece ajustes. Já a suspensão traseira monochoque não mudou, mas permite regulagem da pré-carga da mola em sete posições.

No conjunto de freios houve poucas mudanças. As pinças dianteiras Nissin com pistões duplos foram revistas e mordem dois discos de 320 mm. Na traseira, pinça simples com disco de 240 mm. O sistema ABS ganhou uma nova central eletrônica de 64 bits, portanto com maior poder de processamento, e é item de série em ambos os modelos.

Mercado

Os modelos 2018 da CB 650F e da CBR 650F chegam às concessionárias Honda no final de outubro com o mesmo preço sugerido da versão anterior: R$ 33.900 para a naked e R$ 35.500 para a carenada. Ambas têm garantia sem limite de quilometragem e o Honda Assistance 24 horas por três anos. O serviço de assistência pode ser acionado em caso de acidente, furto, roubo ou pane (de origem elétrica ou mecânica) no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Notícias relacionadas

Indústria de motos deve voltar a crescer em 2018

Nova CNH terá formato de cartão de crédito

Mya VR46: uma moto de flat-track para Valentino Rossi

Cinco nakeds até R$ 40.000

Waze apresenta novo modo “motocicleta”

Como aumentar a vida útil do pneu de sua moto

Novo scooter BMW quer se “conectar” com público jovem

Fãs conhecem nova linha Harley 2018

BMW aposta na mobilidade sobre rampas

Indian Scout ganha destaque em Call of Duty: WWII

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.13967 segundos