Notícias

Criada pela estúdio Caffeine Custom, essa Honda CB 750 1979 no estilo cafe-racer ganhou fama mundial Paulo Pretz / Divul (Foto: Paulo Pretz / Divulgação)

Notícias

Honda CB 750 Clássica customizada no Brasil ganha fama mundial

Gaúchos transformam modelo de 1979 em uma poderosa cafe racer de quatro cilindros batizada de the Mighty Four


Divulgação

Agência Infomoto

15/08/2018 14h42

Para muitos motociclistas o ronco de um motor de quatro cilindros das motos japonesas da década de 1970 é inigualável. Para os colecionadores uma Honda CB 750 da época seria uma moto clássica intocável. Mas para os gaúchos do estúdio Caffeine Custom o modelo serviu de base para uma cafe-racer cheia de estilo que ganhou fama mundial.

Pelas mãos de Bruno Costa e Thiago Zilli, a CB 750 K de 1979 transformou-se na minimalista “the Mighty Four” (a Poderosa quatro cilindros, em tradução livre). A moto, que levou oito meses para ser customizada, foi finalizada em abril passado e já estrelou as páginas do site BikeExif, uma espécie de bíblia dos customizadores de todo o mundo.

A cafe-racer “the Mighty Four” agora vai encantar os fãs brasileiros de customização. A moto será uma das atrações do BMS Motorcyle 2018, evento que acontece em Curitiba (PR), entre 17 e 19 de agosto.

Motor com 8.000 milhas

A ideia de Bruno Costa, que trabalhou como designer automotivo antes de abrir o estúdio em Caxias do Sul (RS) em parceria com o também designer Zilli, foi aproveitar o que a CB 750 de uma edição limitada de aniversário tinha de melhor: “um motor original Honda de 750cc de quatro cilindros com apenas 8.000 milhas (cerca de 13.000 km)”, afirmou Bruno.

A dupla gaúcha não queria reinventar o estilo, apenas criar uma cafe-racer clássica e minimalista empurrada pelo motor DOHC, que emociona os mais saudosistas com seu carismático ronco de quatro canecos.

Os dois designers apostaram em um modelo com proporções que beiram a perfeição. Para isso, rebaixaram a suspensão dianteira e trocaram a roda traseira Comstar de 17 polegadas, por outra de 18’’, o que conferiu um ar mais equilibrado ao modelo.

Depois os customizadores colocaram a serra para trabalhar e cortaram o subquadro traseiro. No lugar, construíram uma rabeta minimalista feita manualmente em aço. A “tampa” no lugar do assento da garupa, na verdade, esconde um compartimento para guardar pequenos objetos, uma nova central eletrônica da Motogadget e uma compacta bateria de íons de lítio.

As mudanças permitiram redesenhar toda a parte elétrica da moto. Além disso, a grande lanterna traseira original deu lugar a outra bem menor, com LEDs.

Na dianteira, a dupla confeccionou uma mesa de direção com o logo do estúdio para instalar dois semi-guidões, no melhor estilo cafe-racer. O grande painel original foi substituído por um velocímetro minimalista e analógico.

As tampas laterais não resistiram ao ímpeto criativo dos gaúchos. Foram retiradas, deixando ainda mais à mostra o poderoso motor tetracilíndrico. O propulsor, que estava em perfeitas condições de funcionamento e com baixa quilometragem, passou por uma revisão e ganhou uma pintura em preto fosco.

Os carburadores originais agora respiram através de um conjunto de quatro entradas de ar na forma de “cornetas”. E há um novo sistema de escapamento feito em aço inoxidável quatro-em-um, terminando em uma ponteira feita à mão.

Os freios são originais, mas o para-lama dianteiro, o farol e os suportes são todos novos. As pedaleiras da Honda CB900 Bol d'Or foram instaladas para melhorar a ergonomia.

Com elegante proporção e um acabamento de muito bom gosto, a criação elegante e discreta da Caffeine Custom mostra porque os customizadores gostam tanto da CB750. E o trabalho dos gaúchos na “Mighty Four” fez o mundo virar os olhos para a cena brasileira de customização.

Serviço:

BMS Motorcycle 2018

Quando: De 17 a 19 de agosto

Onde: Usina 5 - Rua Constantino Bordignon, 5 – Curitiba (PR)

Site: https://bmsmotorcycle.com.br

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados