Notícias

A marca chegou ao Brasil em 2015 com um line-up de cinco modelos montados em Manaus. (Foto: Divulgação)

Noticia

Indian Motorcycle suspende operação no Brasil

De saída: a Polaris, detentora da marca, suspendeu a venda das motos Indian no País


Arthur Caldeira

Agencia Infomoto

26/06/2018 16h44

A centenária marca Indian Motorcycle chegou ao Brasil no Salão Duas Rodas 2015 prometendo fazer barulho, mas hoje, menos de três anos após sua estreia no País, a marca anunciou o fim das operações no mercado brasileiro.

A crise econômica e a consequente queda nas vendas de motocicletas foram apontadas pela Polaris, grupo detentor da marca em todo o mundo, como os fatores decisivos para o fim da curta vida da Indian no Brasil.

A marca chegou com planos ambiciosos, querendo até mesmo disputar mercado com a Harley-Davidson, sua rival histórica. Com um line-up de cinco modelos, montandos inicialmente em Manaus (AM), o mercado nacional não respondeu da maneira que a Polaris esperava. Já em 2017, a marca parou de montar motos no Brasil, já que o volume de vendas não justificava o investimento, e passou a importar alguns modelos. Mesmo assim, o o negócio não se sustentou.

Em 2016 e 2017, a Indian vendeu apenas 691 motos no atacado, segundo números da Abraciclo, associação dos fabricantes do setor. Após parar de montar as motos em Manaus em abril de 2017 e começar a importá-las, a empresa não números de vendas. Segundo comunicado oficial da marca, “a falta de rentabilidade do negócio no Brasil decorrente do recrudescimento da economia brasileira com a consequente redução da indústria de motocicletas nos últimos anos,agravaram os desafios de continuidade da importação e revenda de motocicletas premium de alta cilindrada”. Os clientes que adquiriram motos Indian terão serviços de pós-vendas e garantia am algumas concessionárias Polaris, mas que ainda não foram definidas. De acordo com a assessoria de imprensa da marca, no período de transição de 120 dias serão escolhidas e anunciadas as autorizadas Polaris e outras oficinas que darão suporte aos consumidores da Indian. “Nosso compromisso é de total suporte à rede de concessionárias e aos clientes da Indian Motorcycle nessa transição”, comenta Paulo Brancaglion, Country Manager da Polaris Brasil. Para mais informações, os clientes Indian podem contatar o canal de atendimento pelo telefone (11) 3336-5482 ou pelo e-mail: contatobrasil@indianmotorcycle.com. (Por Arthur Caldeira)

Leia abaixo a íntegra do comunicado da Polaris, enviado hoje à imprensa.

“A Polaris anunciou hoje, 25 de junho, a suspensão da importação e comercialização das motocicletas Indian Motorcycle para o mercado brasileiro. O processo de transição será de até 120 dias com as concessionárias da marca. A empresa confirma o seu compromisso com os consumidores e dará continuidade aos serviços de pós-venda das motocicletas, incluindo a comercialização de peças de reposição, atendimento à garantia e manutenção em geral, através de concessionárias Polaris selecionadas e de novas oficinas de motos premium credenciadas. A decisão divulgada não afeta outros países onde a Indian Motorcycle está presente.

Importantes fatores influenciaram a decisão da Polaris. A falta de rentabilidade do negócio no Brasil decorrente do recrudescimento da economia brasileira com a consequente redução da indústria de motocicletas nos últimos anos, agravaram os desafios de continuidade da importação e revenda de motocicletas premium de alta cilindrada. A empresa afirma que, com essa decisão, a Polaris Brasil passa a concentrar seus esforços no negócio de veículos off-road: quadriciclos e UTVs. “Nosso compromisso é de total total suporte à rede de concessionárias e aos clientes da Indian Motorcycle nessa transição”, comenta Paulo Brancaglion, Country Manager da Polaris Brasil. “Enquanto não identificamos um modelo de viabilidade para a Indian Motorcycle Brasil devido as atuais condições de mercado, o nosso foco será maximizar os recursos no crescimento da marca Polaris e fortalecimento da rede de concessionárias off-road”, completa Paulo Brancaglion. Para mais informações os clientes da marca podem contatar o canal de atendimento através do telefone (11) 3336-5482 ou pelo e-mail: contatobrasil@indianmotorcycle.com

Notícias relacionadas

Entenda o significado das siglas para motos da BMW

Andar de moto aumenta concentração e diminui estresse, revela estudo

Triumph chega a 25.000 motos montadas no Brasil

Cinco estradas fascinantes para viajar de moto

Honda aposta em receita esportiva na nova linha CB 650 que deve chegar ao Brasil neste ano

Harley Ultra Limited 2019 tem mais desempenho e conforto para viajar

Novas Honda 650cc e 500cc chegam às lojas na Europa

Triumph lança motos customizadas de fábrica

Ducati começa a produzir nova Diavel 1260

Royal Enfield aposta na nova Himalayan para crescer no Brasil

  • Booking.com

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.11439 segundos