Notícias

Totalmente renovada, a nova R6 custa em Portugal R$ 48.500 Divulgação (Foto: Divulgação )

Novidade

Inspirada na R1, nova Yamaha R6 ficou mais radical

Cópia reduzida do modelo de 1.000 cc, a renovada superesportiva de 600cc da marca japonesa traz novo design, quadro e sistemas eletrônicos


Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO

Agência INFOMOTO

11/05/2017 18h12

Considerada uma das superesportivas de média cilindrada mais populares e radicais do planeta por conta de suas vitórias no mundial de Supersport, a Yamaha YZF-R6 chega em seu modelo 2017 totalmente redesenhada. Agora está cada vez mais parecida com sua irmã mais velha, a YZF-R1, de 1.000cc. Tanto em termos de design como em desempenho. Com DNA de competição, melhor aerodinâmica e tecnologia de ponta, a R6 conta com controle de tração, modos de pilotagem, freios ABS e quick shift.

Com uma boa relação peso-potência: 190 quilos em ordem de marcha e 118,4 cv de potência máxima, a R6 usa quadro, braço oscilante e tanque de combustível em alumínio. Além disso, o subquadro é construído em magnésio. Já que o assunto é arquitetura construtiva, a nova versão seguiu à risca os traços da R1. Isso em função as novas linhas da carenagem e parabrisa. O resultado, segundo o fabricante, é um aumento de 8% na eficiência aerodinâmica da R6.

Eletrônica embarcada e ciclística

A R6 está recheada de tecnologia. Tudo para oferecer o mais desempenho, porém com segurança. A superesportiva média traz controle de tração com seis níveis de atuação. O dispositivo também pode ser desabilitado para oferecer uma pilotagem ainda mais radical.

A YZF-R6 também está equipada com um novo sistema de trocas rápidas de marcha, sistema semelhante ao utilizado na YZF-R1. Com o Quick Shift System (QSS) não é necessário o acionamento da embreagem para subir as seis marchas.

Herança da R1

Leve, ágil e rápida a nova R6 está equipada com ciclística digna das motos de competição. Na dianteira suspensão invertida KYB da YZF-R1. Multiajustável, conta com tubos de 43 mm de diâmetro que, segundo o fabricante, oferece mais estabilidade em curvas e também em altas velocidades.

A nova YZF-R6 ainda se beneficiou no quesito segurança, já que utiliza os mesmos freios da YZFR1. Ou seja, grandes discos duplos de 320 mm de diâmetro, mordidos por pinças de quatro pistões com fixação radial. Na roda traseira, disco simples de 220 mm. Para uma frenagem mais eficiente, ambas as rodas receberam sistema de freios ABS.

Design radical

Para 2017, a Yamaha redesenhou totalmente a R6, que assumiu uma aparência muito semelhante a R1. É só passar os olhos e conferir a entrada de ar forçada e os faróis duplos de LED embutidos. A nova YZF-R6 apresenta luzes de presença estreitas, que conferem um ar minimalista. O novo desenho da parte traseira reforça ainda mais o estilo esportivo da moto. Já que a lanterna ficou em uma posição vertical.

Desenvolvido a partir do novo design da YZF-R1, a nova composição do painel de instrumentos traz informações em mostradores analógico (rpm) e com indicador de marcha, com velocímetro digital multifuncional e luzes indicativas, com destaque para o controle de tração e sistema ABS.

Em Portugal, a nova R6 custa 14.095 Euros, o que equivale a R$ 48.500. Infelizmente, segundo a assessoria de imprensa da Yamaha do Brasil, não há intenção de comercializar a superesportiva em nosso País.

Notícias relacionadas

Nova Triumph Bobber une visual clássico à tocada moderna

Harley Sportster completa 60 anos

Yamaha NMax 160 2018 traz nova calibragem dos amortecedores

Triumph e Bajaj firmam parceria para produzir motos de maior volume

Mototeste com a G 310 R, a BMW mais barata do mundo

Indian apresenta três novos modelos para 2018

Can-Am Spyder comemora 10 anos e ainda é pouco conhecido no Brasil

Triumph entrega Triump Bobber ao chef Henrique Fogaça

Harley Fat Boy com condições especiais em agosto

Licenciamento para placa final placas 5 e 6 vai até 31 de agosto

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 1.22804 segundos