Notícias

Totalmente renovada, a nova R6 custa em Portugal R$ 48.500 Divulgação (Foto: Divulgação )

Novidade

Inspirada na R1, nova Yamaha R6 ficou mais radical

Cópia reduzida do modelo de 1.000 cc, a renovada superesportiva de 600cc da marca japonesa traz novo design, quadro e sistemas eletrônicos


Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO

Agência INFOMOTO

11/05/2017 18h12

Considerada uma das superesportivas de média cilindrada mais populares e radicais do planeta por conta de suas vitórias no mundial de Supersport, a Yamaha YZF-R6 chega em seu modelo 2017 totalmente redesenhada. Agora está cada vez mais parecida com sua irmã mais velha, a YZF-R1, de 1.000cc. Tanto em termos de design como em desempenho. Com DNA de competição, melhor aerodinâmica e tecnologia de ponta, a R6 conta com controle de tração, modos de pilotagem, freios ABS e quick shift.

Com uma boa relação peso-potência: 190 quilos em ordem de marcha e 118,4 cv de potência máxima, a R6 usa quadro, braço oscilante e tanque de combustível em alumínio. Além disso, o subquadro é construído em magnésio. Já que o assunto é arquitetura construtiva, a nova versão seguiu à risca os traços da R1. Isso em função as novas linhas da carenagem e parabrisa. O resultado, segundo o fabricante, é um aumento de 8% na eficiência aerodinâmica da R6.

Eletrônica embarcada e ciclística

A R6 está recheada de tecnologia. Tudo para oferecer o mais desempenho, porém com segurança. A superesportiva média traz controle de tração com seis níveis de atuação. O dispositivo também pode ser desabilitado para oferecer uma pilotagem ainda mais radical.

A YZF-R6 também está equipada com um novo sistema de trocas rápidas de marcha, sistema semelhante ao utilizado na YZF-R1. Com o Quick Shift System (QSS) não é necessário o acionamento da embreagem para subir as seis marchas.

Herança da R1

Leve, ágil e rápida a nova R6 está equipada com ciclística digna das motos de competição. Na dianteira suspensão invertida KYB da YZF-R1. Multiajustável, conta com tubos de 43 mm de diâmetro que, segundo o fabricante, oferece mais estabilidade em curvas e também em altas velocidades.

A nova YZF-R6 ainda se beneficiou no quesito segurança, já que utiliza os mesmos freios da YZFR1. Ou seja, grandes discos duplos de 320 mm de diâmetro, mordidos por pinças de quatro pistões com fixação radial. Na roda traseira, disco simples de 220 mm. Para uma frenagem mais eficiente, ambas as rodas receberam sistema de freios ABS.

Design radical

Para 2017, a Yamaha redesenhou totalmente a R6, que assumiu uma aparência muito semelhante a R1. É só passar os olhos e conferir a entrada de ar forçada e os faróis duplos de LED embutidos. A nova YZF-R6 apresenta luzes de presença estreitas, que conferem um ar minimalista. O novo desenho da parte traseira reforça ainda mais o estilo esportivo da moto. Já que a lanterna ficou em uma posição vertical.

Desenvolvido a partir do novo design da YZF-R1, a nova composição do painel de instrumentos traz informações em mostradores analógico (rpm) e com indicador de marcha, com velocímetro digital multifuncional e luzes indicativas, com destaque para o controle de tração e sistema ABS.

Em Portugal, a nova R6 custa 14.095 Euros, o que equivale a R$ 48.500. Infelizmente, segundo a assessoria de imprensa da Yamaha do Brasil, não há intenção de comercializar a superesportiva em nosso País.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados