Notícias
Novidades
A rainha das super trail
Divulgação KTM
A 990 Adventure é provavelmente a melhor coisa já criada para dar a volta ao mundo. Sua vocação de legítima maxi trail fala ao mesmo tempo com o coração dos amantes de grandes aventuras ou com aqueles que nunca colocaram os pés, ou as rodas, na terra. Ela é uma delícia também para ir ao trabalho de manhã por sua incrível agilidade, apesar do porte.
A marca de Mattighoffen (cidade industrial austríaca próxima de Salzburgo, terra de Mozart) tornou-se famosa pela produção de motos fora de estrada, tendo conquistado inúmeros títulos de motocross, enduro e rali (inclusive os dez últimos Rally Dakar). O que o Brasil ainda desconhece é a ampla linha de motocicletas On Road. A Adventure reflete a predileção da KTM pela terra, pois ainda mantém o aro dianteiro com 21 polegadas e o traseiro com 18, ideais para este terreno, ao mesmo tempo que surpreende pela performance justamente no asfalto, quando a imensa maioria de suas concorrentes já faz concessões ao asfalto, aplicando aros de 19 e 17 polegadas, respectivamente, e pneus de perfil esportivo.
A insistência da KTM em manter a ciclística off rendeu bons frutos: a 990 Adventure é, de longe, a melhor na terra (e também é superior em valetas, lombadas ou estradas de pavimento ruim), sem perder em maneabilidade ou estabilidade no asfalto. As suspensões WP, marca que pertence à própria KTM, são de desempenho superior em qualquer condição. O garfo invertido dianteiro e o monochoque traseiro, ambos multireguláveis, permitem até saltar sem rebotes e aterrisagens estranhas, mantendo estabilidade no asfalto e conforto em viagens.
O banco estreito avança sobre o tanque, permitindo o posicionamento à frente tão necessário nas manobras na terra, tanto em subidões quanto em curvas com a traseira solta. O assento é rígido, mas confortável; estreito, permite esticar a perna de dentro da curva ou ficar em pé com facilidade. A pegada do guidão é ao mesmo tempo relaxada para longas viagens e ampla o suficiente para a tocada off-road. E o freio ABS é um enorme aporte à segurança, podendo ser desligado.
A KTM 990 Adventure é grande e imponente, com a carenagem frontal com um para-brisa bem alto. Aerodinamicamente, o conjunto é eficiente. O parabrisa é capaz de fazer passar por sobre o capacete grande parte do vento frontal, com a areia, spray, gotas e fuligem, sem causar turbulência no pescoço e nas costas do motociclista. Nem mesmo seu grande porte intimida. A ergonomia é excelente, com painel completo e de boa leitura.
O visual remete à inegável atualidade do projeto. Os tanques duplos, com 19,5 litros e dois bocais de abastecimento chamam muita atenção. O belo e poderoso motor, e ainda o charmoso e superrígido chassi tubular de treliça, são envoltos pela carenagem. Nada de formas roliças nesse design da poderosa KTM 990 Adventure ABS.
Notícias relacionadas
Fenomenal, XT 1200 Super Ténéré
Honda lança nova motocicleta NC700X nos Estados Unidos
Briga boa » Nova Triumph Tiger Explorer 1200 chega para disputar mercado das maxitrail
Todos os Direitos Reservados