Notícias

Novidades

KTM 990 Adventure ABS

A rainha das super trail


Divulgação KTM

27/02/2012 07h52

A 990 Adventure é provavelmente a melhor coisa já criada para dar a volta ao mundo. Sua vocação de legítima maxi trail fala ao mesmo tempo com o coração dos amantes de grandes aventuras ou com aqueles que nunca colocaram os pés, ou as rodas, na terra. Ela é uma delícia também para ir ao trabalho de manhã por sua incrível agilidade, apesar do porte.

A marca de Mattighoffen (cidade industrial austríaca próxima de Salzburgo, terra de Mozart) tornou-se famosa pela produção de motos fora de estrada, tendo conquistado inúmeros títulos de motocross, enduro e rali (inclusive os dez últimos Rally Dakar). O que o Brasil ainda desconhece é a ampla linha de motocicletas On Road. A Adventure reflete a predileção da KTM pela terra, pois ainda mantém o aro dianteiro com 21 polegadas e o traseiro com 18, ideais para este terreno, ao mesmo tempo que surpreende pela performance justamente no asfalto, quando a imensa maioria de suas concorrentes já faz concessões ao asfalto, aplicando aros de 19 e 17 polegadas, respectivamente, e pneus de perfil esportivo.

A insistência da KTM em manter a ciclística off rendeu bons frutos: a 990 Adventure é, de longe, a melhor na terra (e também é superior em valetas, lombadas ou estradas de pavimento ruim), sem perder em maneabilidade ou estabilidade no asfalto. As suspensões WP, marca que pertence à própria KTM, são de desempenho superior em qualquer condição. O garfo invertido dianteiro e o monochoque traseiro, ambos multireguláveis, permitem até saltar sem rebotes e aterrisagens estranhas, mantendo estabilidade no asfalto e conforto em viagens.

O banco estreito avança sobre o tanque, permitindo o posicionamento à frente tão necessário nas manobras na terra, tanto em subidões quanto em curvas com a traseira solta. O assento é rígido, mas confortável; estreito, permite esticar a perna de dentro da curva ou ficar em pé com facilidade. A pegada do guidão é ao mesmo tempo relaxada para longas viagens e ampla o suficiente para a tocada off-road. E o freio ABS é um enorme aporte à segurança, podendo ser desligado.

A KTM 990 Adventure é grande e imponente, com a carenagem frontal com um para-brisa bem alto. Aerodinamicamente, o conjunto é eficiente. O parabrisa é capaz de fazer passar por sobre o capacete grande parte do vento frontal, com a areia, spray, gotas e fuligem, sem causar turbulência no pescoço e nas costas do motociclista. Nem mesmo seu grande porte intimida. A ergonomia é excelente, com painel completo e de boa leitura.

O visual remete à inegável atualidade do projeto. Os tanques duplos, com 19,5 litros e dois bocais de abastecimento chamam muita atenção. O belo e poderoso motor, e ainda o charmoso e superrígido chassi tubular de treliça, são envoltos pela carenagem. Nada de formas roliças nesse design da poderosa KTM 990 Adventure ABS.

http://www.ktmbrasil.com.br


Notícias relacionadas

Fenomenal, XT 1200 Super Ténéré

Honda lança nova motocicleta NC700X nos Estados Unidos

Briga boa » Nova Triumph Tiger Explorer 1200 chega para disputar mercado das maxitrail

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados