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Divertida, a Harley Street Glide Special contorna curvas com muita propriedade Divulgação (Foto: Divulgação / Harley-Davidson)

Mototeste

Linha Touring 2017 da Harley chega ao Brasil com motor maior e preço menor

Equipados com o novo Milwaukee-Eight, um V2 de 1.753 cm³, que vibra menos e rende mais, os três modelos feitos para viajar ainda ganharam suspensões aprimoradas e redução de 6% no preço


Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

21/11/2016 09h52

A linha Touring 2017 da Harley-Davidson chega ao Brasil com três modelos e muitas novidades mecânicas e ciclísticas. Agora Road King Classic, Street Glide Special e a Ultra Limited estão equipadas com o movo motor Milwaukee Eight, que oferece 10% a mais de torque e 75% menos vibração na marcha lenta, além de melhorias consideráveis no conjunto de suspensão. Outra boa notícia é que as motos tiveram uma redução de preço em torno de 6%. A Road King custa R$ 75.400, a Street Glide tem preço sugerido de R$ 86.400 e a Ultra sai por R$ 94.900.

A evolução das motos mais emblemáticas da Harley está focada no conforto e em um melhor desempenho. O Milwaukee Eight 107, a nona geração de motores da Harley, trouxe ânimo novo à linha 2017. O grande diferencial do V2 de 1753 cm³ de capacidade cúbica, é a adoção de quatro válvulas por cilindro, que oferecem 50% mais de fluxo de admissão e escape. Além disso, a marca conseguiu gerenciar melhor a temperatura que emanava do motor. Para isso a fábrica instalou uma peça plástica sobre o cilindro traseiro para barrar o calor que subia para as pernas do piloto/garupa.

Como anda a Street Glide

Entre os modelos da linha Touring da Harley-Davidson, a Street Glide oferece o estilo despojado das baggers – motos com carenagem frontal, apenas as malas laterais rígidas e uma roda aro 19 na dianteira. Menos clássica que a Ultra Limited, a Street Glide tem sido sucesso de vendas: nos Estados Unidos é o modelo mais vendido da marca.

Ao subir na nova Street Glide e acionar o start, a vibração do motor em marcha lenta é praticamente imperceptível. Se você fechar os olhos e se concentrar apenas nos giros do motor, não dá para afirmar que é uma Harley! Tamanha a suavidade de funcionamento.

Ao engatar a primeira, a Street larga com tranquilidade. Ao passar as marchas (no total de seis), a moto ganha velocidade, sempre trabalhando em baixos regime de rotação. A 100 km/h, por exemplo, o motor gira na casa dos 3.000 rpm.

O Milwaukee Eight 107, nesta moto arrefecido a ar, gera incríveis 15,1 kgf.m de torque máximo já a 3250 giros. Muita força nas acelerações – que estão mais rápidas - e também nas retomadas. Outro detalhe importante é que tanto potência quanto torque são entregues de forma bastante linear, gradativa. Mas as respostas ao acelerador estão mais instantâneas e as arrancadas, mais empolgantes.

E o melhor de tudo, com baixa vibração e menos calor nas pernas para garantir mais conforto na tocada. Não parece que a moto tem 376 quilos (em ordem de marcha) devido a sua facilidade de condução.

Ciclística acertada

A mudança no conjunto de suspensão foi fundamental para fazer frente com o melhor desempenho do novo motor. Na dianteira, a HD Street Glide usa garfo Showa, cuja concepção veio das pistas de corrida. A linha Touring ganhou amortecedores novos e maiores, e que permitem até 117 mm de curso. A suspensão traseira bichoque também mudou: conta com 25 posições de ajustes. As regulagens agora são feitas de forma manual, sempre de acordo com a carga que a motocicleta transportar.

Todas as informações do procedimento estão no manual do proprietário. Há desde os ajustes com apenas o piloto (peso), até piloto, garupa e bagagem. Para ajustar a suspensão traseira, basta retirar a bolsa lateral (esquerda) e girar, manualmente, a “borboleta” até finalizar o ajuste fino, sempre de acordo com a tabela de utilização. Muito simples, fácil e sem a necessidade de calibrar a suspensão com ar ou ter ferramental específico, como nas versões anteriores.

Para garantir maior segurança, a Street Glide manteve os freios Brembo – duplo na dianteira e simples na traseira – com o sistema Reflex (distribuição da força de frenagem em ambas as rodas) e também ABS (antitravamento).

A fusão do novo motor – e suas benesses – com uma ciclística acertada deixou a Street Glide Special uma moto prazerosa de se pilotar – e o melhor com um preço inferior ao modelo 2016. Agora o conjunto dianteiro e a traseira “conversam” perfeitamente e com boa sintonia. Não há mais aquela sensação de torção do chassi. A roda dianteira de 19 polegadas também contribui para precisas mudanças de direção.

O mais divertido desta Harley é a possibilidade de “espetar” um pen-drive, ligar o sistema de som – Boom Box 6.5 GT, com tela sensível ao toque – e aproveitar cada centímetro de uma estrada bastante sinuosa. Modelo Touring mais jovial, a Street Glide oferece uma pilotagem confortável, divertida e segura.

Ficha Técnica

Harley-Davidson Street Glide

Motor Milwaukee Eight, com dois cilindros em “V” e refrigeração a ar

Capacidade 1.753cm³

Câmbio Seis velocidades

Potência máxima ND

Torque máximo 15,1 kgf.m já a 3.250 rpm

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 117 mm de curso

Suspensão traseira Amortecimento bichoque

Freio dianteiro Disco duplo flutuante de 300 mm com pinça fixa de quatro pistões e ABS

Freio traseiro Disco simples de 300 mm com pinça fixa de quatro pistões e ABS

Pneu dianteiro 130/60-19

Pneu traseiro 180/65 - 16

Comprimento total 2425mm

Entre-eixos 1.625 mm

Altura do assento (descarregada) 685 mm

Peso (em ordem de marcha) 376 kg

Tanque de combustível 22,7 l

Cor Vivid Black, Black Denim, Charcoal Denim, Crushed Ice Pearl, HC Black Gold Flake

Preço R$ R$ 86.400

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