Notícias

Nova Horizon 150 oferece estilo e conforto de custom, mas com desempenho modesto do motor carburado (Foto: Mario Villaescusa / Agência INFOMOTO)

Mototeste

Nova mini custom Dafra oferece estilo e conforto

Horizon 150 tem desenho inspirado nas estradeiras de grande porte, mas motor de 150cc carburado com desempenho modesto. Preço é de R$ 8.590


Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

24/06/2016 09h37

A Dafra Horizon 150 é hoje uma das poucas opções do segmento custom de baixa cilindrada. Apresentado no último Salão Duas Rodas (2015), o modelo oferece estilo clássico das grandes estradeiras, bom nível de conforto e acabamento, mecânica simples – traduzida pelo motor alimentado por carburador – e preço sugerido de R$ 8.590.

Substituta da Kansas 150 no line-up da Dafra, a Horizon tem como principal atrativo seu desenho, que foi certamente inspirado na Harley-Havidson XL 883R. Traz linhas arredondadas, algumas peças cromadas, outras em preto fosco, como o acabamento do motor. A modernidade fica por conta das rodas de liga leve de nove raios, lanterna em LED e painel com mostradores analógico e digital. Aliás, o painel traz alerta de troca de óleo - 1000 km, 3000 km, 6000 km e 9000 km.

Outros fatores positivos desta mini custom são ergonomia e conforto. Em função do desenho do guidão, bem aberto e curvado, os braços ficam semiflexionados e numa posição mais alta e relaxada. Boa para viajar, mas o conjunto - espelhos e guidão – é largo demais e enrosca nos retrovisores dos automóveis.

O piloto fica sentado, como em uma autêntica custom, com pedaleiras largas e um pouco avançadas. Para completar, banco largo e em dois níveis com espuma densa e confortável. O sobressalto do assento funciona, de certa forma, como apoio lombar para o condutor, ampliando o prazer na pilotagem.

Para oferecer conforto também à garupa, a unidade da Horizon 150 testada tinha encosto (sissy-bar) e bagageiro para transportar bagagem ou até instalar um baú – mas os itens são acessórios vendidos separadamente. Para uma manutenção rápida, a pequena custom da Dafra conta com cavalete central.

Primeiras impressões

Os dados técnicos de desempenho da Dafra Horizon 150 não impressionam - 12,8 cv a 7000 rpm de potência máxima e torque máximo de 1,39 kgf.m a 5500 rpm. Mas, na prática, a moto se comporta bem no trânsito carregado dos grandes centros. Tudo em função do bom escalonamento do câmbio de cinco velocidades. Além do baixo peso (141 kg em ordem de marcha) que ajuda muito nas manobras.

Alimentada pelo velho carburador, o motor monocilíndrico de 149 cm³ gosta rodar em médias e altas rotações. O consumo médio gira em torno 30 km/litro, o que lhe confere uma autonomia de mais de 400 quilômetros com apenas um tanque de combustível (que tem capacidade para 14 litros). Uma boa marca para esta pequena e estilosa custom.

A parte ciclística não deixa a desejar. No caso das suspensões, o conjunto deu conta do recado ao copiar as imperfeições do piso durante o uso urbano. Não deu final de curso em nenhum momento, apesar do péssimo asfalto de São Paulo.

Os freios – disco simples na dianteira e a tambor na traseira – se apresentaram um pouco ”borrachudos”, ou seja, demoravam a entre em funcionamento. Porém, aqui vale uma ressalta: a moto avaliada era praticamente zero quilômetro. Ou seja, não havia ainda uma boa acomodação das pastilhas de freio.

A Horizon 150 chega às concessionários Dafra nas cores preta e branca. E o preço público sugerido é de R$ 8.590. Sua principal concorrente é a Suzuki Intruder 125, também equipada com carburador, e que custa R$ 6.990, mas tem desempenho inferior e design menos elaborado.

Ficha Técnica

Dafra Horizon 150

Motor Monocilíndrico, OHC e arrefecimento a ar

Capacidade cúbica 149 cm³

Diâmetro x curso 57,3 x 57,8mm

Relação de compressão 9,5 :1

Potência máxima 12,8 cv a 7000 rpm

Torque máximo 13,65 Nm a 5500 rpm

Sistema de alimentação Carburador

Câmbio 5 velocidades

Embreagem Multidisco em banho de óleo

Sistema de partida Elétrica/Pedal

Chassi

Tipo Berço Semi Duplo

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 130 mm de curso

Suspensão traseira Bichoque com 70 mm de curso

Freio dianteiro Disco duplo de 267 mm e pistão de acionamento hidráulico

Freio traseiro Tambor de 130 mm

Pneu dianteiro 3.00 -18 M/C 47S

Pneu traseiro 130/90-15 M/C 66S

Comprimento total 2.100 mm

Largura total 875 mm

Altura total 1.165 mm

Altura do assento 720 mm

Entre-Eixo 1.435 mm

Distância ao Solo 145 mm

Capacidade do tanque 14 litros

Peso (em ordem de marcha) 141 kg

Cores disponíveis Preta e Pérola

Preço sugerido R$ 8.590,00

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados