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O tanque de combustível tem capacidade para 15,7 litros e oferece autonomia superior a 400 km Mario Villaescusa / Agênci (Foto: Mario Villaescusa / Agência INFOMOTO e D)

Novidade

Nova Yamaha Factor 150 UBS traz freios mais eficientes

Modelo mais vendido da marca ganhou sistema de freios combinados, que oferece mais segurança aos iniciantes


Cicero Lima / Agência INFOMOTO

Agência INFOMOTO

30/06/2017 15h46

Quem percorre diariamente a Via Dutra, no trecho entre Guarulhos e São Paulo, pode perceber a circulação de muitas vans e ônibus lotados. Segundo dados do IBGE, cerca de 120.000 pessoas fazem esse trajeto diariamente. Alguns dos passageiros desses transportes olham com ares de admiração e inveja para os motociclistas. Muitos gostariam de usar a moto para ganhar tempo e economizar dinheiro, mas têm medo de acidentes.

Para diminuir esse sentimento, a Yamaha implantou o sistema de freios combinados na utilitária Factor 150 UBS. Além de ficar mais segura, a moto passa a atender a legislação que entrará em vigor em 2019 e exigirá que todas as motos vendidas no Brasil tenham freios combinados ou ABS (antitravamento).

O sistema que equipa a nova moto é chamado pela Yamaha de UBS (Unified Brake System, sistema de freios unificados). Cabos de aço ligam o pedal do freio traseiro ao manete do freio dianteiro. Ao pisar no freio traseiro, além de acionar as sapatas do tambor do freio, o piloto aciona a pinça do disco dianteiro. Assim, sem perceber, o piloto aciona os dois freios simultaneamente.

Em uma frenagem de emergência essa distribuição é fundamental para diminuir o espaço de frenagem e manter a estabilidade da moto. O piloto só perceberá a atuação do sistema quando estiver pisando no pedal de freio. Nesta situação o manete do freio dianteiro parece “mexer sozinho”. Não é agradável, mas é fácil de se acostumar.

Embora seja óbvio para os pilotos mais experientes, muitos motociclistas novatos não usam o freio dianteiro por medo da moto “capotar”. Esse mito, infelizmente, é reforçado no processo de habilitação, quando alguns instrutores inibem o uso do freio dianteiro. A título de comparação, numa frenagem a 50 km/h feita apenas com o freio traseiro a moto percorre 35 metros. Com os dois freios a distância cai para 18 metros.

Luxos

Apesar de ser uma moto de entrada, o desempenho da Factor 150 UBS é satisfatório. Equipada com motor de um cilindro, 149,31 cm³ de capacidade, a Yamaha pode ser abastecida com gasolina ou etanol. O propulsor oferece 12,2 cv de potência, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros.

Com esse desempenho é possível até viajar com ela. Na estrada consegue manter 100 km/h com facilidade e, se necessário, atinge até 120 km/h.

Na cidade, o modelo se mostrou ágil entre os carros, conseguindo largar a frente dos demais veículos. O sistema de suspensão, apesar de convencional, com dois amortecedores atrás e garfo telescópico na dianteira, absorveu os buracos do nosso asfalto.

Se a opção for usá-la em grandes deslocamentos o piloto pode contar com o tanque com capacidade para 15,7 litros. Seu consumo é outro fator positivo por superar com facilidade os 40 km/l e percorrer mais de 500 km sem a necessidade de abastecer.

Conclusão

Mesmo sendo uma utilitária, a nova Yamaha Factor 150 UBS oferece diversos luxos ao seu comprador. Um deles é o painel digital que traz conta-giros, marcador de marchas, relógio de horas e até a função fuel trip que informa quantos quilômetros a moto percorrerá com o combustível na reserva.

Pesando somente 126 kg (a seco), o modelo se encaixa em pequenos espaços graças a suas dimensões reduzidas. Assim, a moto torna-se mais segura e atrativa para aqueles que buscam uma saída do sufoco diário para ir aos seus compromissos. Custando R$ 8.890,00 (sem frete), o modelo traz partida elétrica, rodas de liga-leve. A crítica fica para a alça dA garupa que destoa do modelo e remete à primeira versão da YBR (aquela lançada em março do ano 2000) que usava a mesma peça.

Voltando ao cotidiano da Via Dutra, seria muito bom para todos que a nova Factor 150 UBS fosse um impulso para quem deseja trocar o aperto do ônibus pela liberdade e a economia da motocicleta.

Ficha Técnica

Yamaha Factor 150 UBS

Motor Monocilíndrico, 149,31 cm³, OHC, duas válvulas, refrigerado a ar

Diâmetro x curso 57,3 x 57,9 mm

Taxa de compressão 9.58: 1

Potência máxima 12,2 cv a 7.500 rpm (gasolina) / 12,4 cv a 7.500 rpm (etanol)

Torque máximo 1,285 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina) / 1,295 kgf.m a 5.500 rpm

Câmbio Cinco marchas

Transmissão final por corrente

Alimentação Injeção eletrônica.

Quadro Tipo Diamante em aço

Suspensão dianteira Garfo telescópico com 120 mm de curso

Suspensão traseira Balança com dois amortecedores e 120 mm de curso

Freio dianteiro Disco de 245 mm de diâmetro

Freio traseiro Tambor com 130 mm de diâmetro

Pneus 2.75 / 18 (diant.) 90/90 -18 (tras.)

Comprimento 2.015 mm

Largura 735 mm

Altura 1.085 mm

Entre Eixos 1.325 mm

Altura Mínima do Solo 175 mm

Altura do assento 785 mm

Tanque 15,7 litros

Peso a seco 126 kg

Preço R$ 8.890

Cores: vermelho, preto e branco

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