Notícias

  •  photo GIF ATRON SHOES.gif

Conceito em 2015, o scooter híbrido da Honda X-ADV chega ao mercado europeu Divulgação (Foto: Divulgação )

Novidade

Novo Honda X-ADV é SUV de duas rodas

Revolucionário, novo scooter tem posição de pilotagem trail e suspensões de longo curso, mas com a facilidade de pilotagem do câmbio automático de dupla embreagem


Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO

Agência INFOMOTO

06/03/2017 17h51

Novo Honda X-ADV é SUV de duas rodas

Revolucionário, novo scooter tem posição de pilotagem trail e suspensões de longo curso, mas com a facilidade de pilotagem do câmbio automático de dupla embreagem

Criado para ser um veículo barato e fácil de pilotar na Europa do pós-Segunda Guerra Mundial, o scooter caiu no gosto dos consumidores europeus e, atualmente, faz sucesso em todo o mundo. De um meio de transporte econômico e prático, evoluiu para os maxi-scooters, que oferecem motores mais potentes e conforto para viajar, e agora virou um SUV. Pelo menos essa é a proposta da Honda ao criar o X-ADV, misto de moto aventureira e scooter urbano, feito para rodar em qualquer tipo de terreno, inclusive em estradas de terra.

Apresentado no Salão de Milão 2016, o X-ADV oferece postura ereta como nas motos trails, ciclística robusta com suspensões de longo curso e pneus de uso misto, porém com a facilidade de pilotagem dos scooters. Afinal, seu motor de dois cilindros de 55 cavalos tem câmbio DCT, com dupla embreagem.

O projeto do X-ADV adotou um conceito inovador: unir os atributos de uma moto de aventureira média à praticidade e à facilidade de condução dos scooters. O que surge é o X-ADV, um novo modelo com um estilo e uma imagem de um SUV robusto. O novo scooter da Honda está à vontade no meio do trânsito das cidades, mas com atributos para rodar em qualquer tipo de terreno. Quase um Honda WR-V, porém com duas rodas.

Motor e câmbio

O motor escolhido para esse revolucionário scooter aventureiro foi o bicilíndrico de 745 cm³, SOHC, com refrigeração líquida e alimentado por injeção eletrônica. Consagrado na linha NC 750, o propulsor gera 55 cv de potência máxima (a 6.250 rpm) e 6,9 kgf.m de torque máximo a 6.750 rpm.

Como a ideia era fazer do X-ADV um veículo fácil de pilotar, a Honda adotou o câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT), que já equipa outras motos da marca no exterior. O sistema oferece dois modos automáticos e um modo manual, no qual a troca de marchas é feita por meio de botões no punho.

Ciclística robusta

O Honda X-ADV usa um novo quadro em tubos de aço que oferece 21 litros de capacidade sob o banco –comporta um capacete integral e ainda tem uma tomada 12V.

Com 2.245 mm de comprimente e 910 mm de altura, o X-ADV pesa 238 kg em ordem de marcha. Mas o que chama atenção mesmo são os 162 mm de distância livre do solo, que permitem encarar obstáculos. Só para comparar, a aventureira CB 500 X tem 170 mm de altura do solo.

As suspensões de longo curso e com múltiplos ajustes completam o pacote aventureiro – na dianteira, garfo telescópico invertido com 153,5 mm de curso; e na traseira, um monoamortecedor com 150 mm de curso. As rodas raiadas - 17 polegadas na frente e 15’’ atrás - são calçadas com pneus de uso misto.

Para frenagens mais seguras, o X-ADV traz freios a discos – duplo de 296 mm de diâmetro na dianteira equipado com pinças de fixação radial, como nas motos superesportivas; disco simples de 240 mm de diâmetro na trazeira. O scooter conta com o auxílio do sistema ABS de dois canais em ambas rodas.

O scooter traz parabrisa com cinco regulagens de altura, guidão em alumínio, protetores de mão e painel digital.

Mercado

Lançado primeiramente na Itália, que deverá ser seu principal mercado, o X-ADV está disponível em quatro cores: prata metálico, cinza fosco, grafismo tricolor, como na Africa Twin; e vermelho Victory, que lembra a família CRF de modelos off-road.

Seu preço será 11.490 Euros, cerca de R$ 38.000, na conversão direta. Embora circular em nossas malcuidadas ruas e avenidas seja equivalente a se aventurar em um estrada de terra, ainda não há intenção da Honda trazer seu scooter SUV para o Brasil.

Notícias relacionadas

Honda apresenta oficialmente a nova CBR 1000RR

Honda XRE 300 2017 ganha novas cores

Honda mostra moto que se equilibra sozinha na CES 2017

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.81868 segundos