Notícias

Diagrama lateral do pneu convencional mostra três lonas que aumentam a resistência a furos (Foto: Divulgação)

Dicas de Manutenção

Pneu sem mistério

Confira cinco dicas para comprar e cuidar corretamente do pneu de sua moto, item que está diretamente ligado à segurança


Aldo Tizzani/ Agência INFOMOTO

Agência Infomoto

27/07/2016 10h23

Em clima de Olimpíadas do Rio, você saberia dizer qual é o principal equipamento de um velocista dos 100 metros rasos? Se a resposta for a sapatilha com cravos, acertou. Na moto, o pneu em corretas condições de uso e de conservação é tão importante quanto o calçado usado pelo recordista jamaicano Usain Bolt.

Muitas vezes relegado a segundo plano, o pneu da moto é fundamental para pilotar com segurança. Confira cinco dicas importantes sobre o “calçado” de sua motocicleta.

1-Entenda o pneu

- A primeira dica é saber ler o seu pneu, ou seja, entender corretamente as informações – códigos e letras – que estão nos flancos, como são chamadas as laterais do pneu. Confira a tabela abaixo:

1 Nome e registro da marca

2 Nome da linha do produto

3 Sentido da rotação do pneu de acordo com sua posição (dianteiro – traseiro)

4 Largura nominal da seção

5 Relação entre altura e largura da seção

6 Índice de carga

7 Código de velocidade

8 Identifica pneus com câmara (Tubetype ou TT ) ou sem câmara (Tubeless ou TL)

9 Certificação de homologação INMETRO

2 – Tipos de construção

- Há dois tipos de “calçados” para moto: o convencional e o radial. No convencional, a carcaça é composta por lonas sobrepostas e cruzadas umas em relação às outras. São usados na maioria das motocicletas do mercado nacional e precisam de câmara de ar. Já nos radiais, uma cinta de aço é disposta paralelamente à linha central da banda de rodagem; os fios metálicos formam um ângulo de 0° com a linha central. Os pneus radiais não usam câmara e estão instalados em rodas de liga leve. São indicados para motos que atingem altas velocidades e que precisam de maior estabilidade e aderência nas retas e nas curvas.

3 - Escolha corretamente

- Antes de comprar um novo pneu, nunca opte por modelos de medidas diferentes às sugeridas pelo fabricante da motocicleta. Usar um pneu de medida maior que o recomendado pode comprometer a segurança, mudar o comportamento da moto e, de quebra, aumentar o consumo de combustível. Você pode até mudar de marca ou de modelo de pneu, mas mantenha sempre as medidas originais, indicadas no Manual do Proprietário.

4 – Na pressão certa

- Quando o pneu está murcho, a área de contato da borracha com o solo aumenta. O resultado é maior consumo de combustível e também o maior desgaste do pneu. Nas frenagens mais radicais, o pneu pode até sair do aro. Com pneu muito cheio, a moto sofre um impacto maior, principalmente ao passar por buracos ou obstáculos como lombadas ou valetas. Já na pressão ideal, o desgaste será por igual na banda de rodagem. A dica é conferir a pressão semanalmente, sempre pela manhã e com os pneus ainda frios. Fique atento, pois o fabricante sempre especifica – em uma etiqueta fixada na moto – a calibragem correta dos pneus para piloto e piloto e garupa.

5 - Hora de trocar

- Os fabricantes de pneus dotaram seus produtos com o indicador de desgaste da banda de rodagem (TWI, sigla em inglês para Tread Wear Indicator). O TWI nada mais é que um filete de borracha – ressalto – posicionado transversalmente entre os sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem está na hora de trocar o pneu. Lembrete: além da falta de segurança, pneu careca é passível de multa.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados