Notícias

Novidade

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Descubra os Refinamentos e Conforto da Nova Linha de Motocicletas da Triumph


Everson Assunção

Mototour

16/02/2024 18h37

A Triumph Motorcycles surpreende mais uma vez com o lançamento dos modelos 2024 Triumph Tiger 1200 GT Explorer e Tiger 1200 Rally Explorer. Essas motocicletas vêm com uma série de refinamentos, oferecendo um motor aprimorado, maior conforto e ergonomia, melhor capacidade nas curvas e uma altura reduzida do assento com redução ativa de pré-carga como padrão. Além disso, as novas cores adicionam um toque de estilo. No entanto, é importante destacar que os modelos GT Pro e Rally Pro não estarão disponíveis no mercado dos EUA em 2024.

Segundo James Wood, gerente de marketing de produto global da Triumph, a empresa está sempre em busca de melhorias para suas motos, assim como fez com a linha Tiger 900. Wood ressalta a importância de tornar as motocicletas cada vez melhores para os pilotos.

A linha Tiger 1200 conta com um motor triplo em linha transversal com refrigeração líquida, DOHC e 4 válvulas por cilindro, além de um virabrequim plano T com ordem de disparo 1-3-2. Essa configuração proporciona ao motor a sensação e a resposta de um Twin em baixas rotações, combinadas com o caráter esportivo de um Triple, desde a faixa média até a linha vermelha. Em testes realizados com o modelo Tiger 1200 GT Pro de 2023, o dinamômetro Jett Tuning registrou uma potência de 130,2 cv a 9.100 rpm e torque de 81,8 lb-pés a 7.000 rpm na roda traseira.

Quando questionado sobre a possibilidade de mudar a configuração do motor, Wood explicou que a escolha do virabrequim plano T foi cuidadosa, levando em consideração o caráter extra que ele oferece, assim como a capacidade extra em baixas rotações. Ele destaca que esse é um aspecto amado pelos clientes da moto e, portanto, nunca foi uma opção considerar qualquer outra configuração. Wood afirma que o motor é excelente, especialmente para uma pilotagem de aventura.

Para o modelo 2024, a Triumph realizou alterações no virabrequim, no rotor do alternador e no balanceador, aumentando a inércia do motor. Além disso, houve ajustes na calibração do motor, visando uma entrega de torque mais suave e precisa em baixas rotações. A empresa afirma que os clientes poderão sentir a suavidade aprimorada ao acelerar ou desacelerar, especialmente em baixas velocidades. Além disso, um novo design da embreagem proporcionará uma troca de marchas mais suave ao engatar a primeira marcha.

A segurança também é uma prioridade nos modelos Tiger 1200 Explorer. Ambos os modelos contam com freios Brembo Stylema, com pinças dianteiras radiais monobloco de 4 pistões fixadas em discos flutuantes de 320 mm, além de uma pinça traseira de 1 pistão e disco de 298 mm. O ABS nas curvas e o controle de tração nas curvas são recursos padrão. O sistema de suspensão semiativa Showa possui modos de amortecimento On-Road e Off-Road, com nove configurações que variam de Sport a Comfort em cada modo, além de ajuste automático de pré-carga traseira. O modelo Tiger 1200 Rally Explorer possui rodas com raios sem câmara de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, enquanto o GT Explorer tem rodas de alumínio fundido de 19 polegadas na frente e 18 polegadas atrás.

O conforto do piloto também foi aprimorado nos modelos Tiger 1200 Explorer. O assento foi redesenhado, proporcionando um perfil mais plano e mais espaço para o piloto. Além disso, um assento baixo opcional reduz a altura do assento em 0,8 polegadas no GT Explorer e 0,78 polegada adicional no Rally Explorer. Essa redução adicional é possível graças ao recurso Active Preload Reductionn, que permite ao piloto reduzir a pré-carga da suspensão traseira simplesmente pressionando o botão 'Home' no cubo do switch por um segundo. Outras melhorias incluem a elevação da posição dos pedais e uma alavanca de embreagem mais longa, proporcionando maior conforto e espaço para os dedos dos pilotos, especialmente em viagens mais longas.

No que diz respeito à tecnologia, o pacote Tiger 1200 Explorer é completo. Ele inclui o sistema de radar de ponto cego da Triumph, uma instrumentação TFT de 7 polegadas com sistema de conectividade My Triumph integrado, Shift Assist, punhos e assentos aquecidos, monitoramento de pressão dos pneus, Hill Hold e um sistema sem chave que abrange ignição, direção e tampa de combustível.

Além de suas melhorias mecânicas e tecnológicas, as novas variantes dos modelos Triumph Tiger 1200 Explorer chegam com novas opções de cores para 2024. O GT Explorer estará disponível na cor Carnival Red, juntamente com as opções anteriores de Snowdonia White e Sapphire Black.

Com a Triumph Tiger 1200 2024, a marca mais uma vez demonstra seu compromisso em oferecer inovação, conforto e desempenho excepcionais em uma motocicleta aventureira. Com refinamentos no motor, maior conforto e ergonomia, melhor capacidade nas curvas e uma variedade de recursos tecnológicos, esses modelos certamente irão impressionar os pilotos apaixonados por aventura.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados