Notícias

O conjunto óptico do protótipo lembra as motos de rali. Mas o design da versão final pode mudar (Foto: Divulgação)

Novidade

Tudo sobre a nova Yamaha Ténéré 700

Protótipo da aventureira da marca japonesa já roda pela Austrália. Veja detalhes e como anda o modelo que usará o motor da MT-07


Arthur Caldeira

Infomoto

08/03/2018 21h38

Um dos lançamentos mais aguardados para 2018, a nova Yamaha Ténéré 700 apareceu em ação nas praias australianas nesta semana, causando alvoroço nas redes e aumentando a expectativa dos fãs para o lançamento da aventureira média da marca japonesa. Mas será preciso paciência: a moto que aparece rodando é, na verdade, o protótipo Ténéré 700 World Raid, apresentado no Salão de Milão do ano passado. A versão final da bigtrail deve ser lançada somente no segundo semestre deste ano.

As imagens do piloto australiano de rally da equipe oficial da Yamaha, Rodney Fagotter, ao guidão do protótipo marca o início da turnê mundial para promover e divulgar a futura Ténéré 700. Inspirada pelo grande interesse desde a apresentação do conceito T7 em 2016 e do protótipo no ano passado, a fábrica japonesa decidiu organizar o World Raid, evento que terá uma equipe de pilotos oficiais que irá enfrentar diversas aventuras ao redor do planeta.

A turnê que começou na Austrália deve ir para as Américas, a África e a Europa para que os fãs vejam, sintam e ouçam a futura aventureira em ação. A estratégia de marketing parece ter dado resultado, basta ver quantas curtidas e compartilhamentos as imagens de Fargotten tiveram nas redes sociais.

Além da fama do nome Ténéré, o fim da monocilíndrica XT 660Z Ténéré, deixou os motociclistas aventureiros sem uma opção dentro do line-up da Yamaha. Daí tamanha ansiedade dos fãs. Mas como será, de fato, a nova Ténéré 700?

Motor bicilíndrico e vocação off-road

Oficialmente, a Yamaha afirma que a nova geração da bigtrail promete ser diferente de todas as outras motos oferecidas atualmente no segmento. Ou seja, a Ténéré 700 irá seguir a linhagem de suas antecessoras e terá uma vocação mais off-road. Para isso, a fábrica japonesa adotou um chassi estreito e de aço inspirado nas motos que disputam o Rally Dakar. Na parte ciclística, rodas raiadas – com aro de 21 polegadas na dianteira – e suspensões de longo curso devem fazer do novo modelo uma boa opção para quem gosta de andar na terra.

O coração que dará vida à nova Ténéré 700 será o motor bicilíndrico de 689 cm³, que já equipa a naked MT-07. Porém com um novo mapa para oferecer ainda mais torque em baixas rotações, algo apropriado para a proposta mais aventureira da futura bigtrail. A potência deve girar em torno de 74 cv, como na MT-07 para oferecer bom desempenho tanto no asfalto como no fora-de-estrada.

Como ela anda

Extra oficialmente, o piloto australiano Rodney Fagotter deu suas primeiras impressões sobre a moto. “Ele me disse que não quer mais pilotar sua antiga Ténéré 660 de novo. O novo motor tem uma entrega de potência muito mais linear e tem uma faixa de torque mais ampla. Mas, tenha em mente, que se trata de um protótipo e isso pode mudar”, revelou o fotógrafo australiano Greg Smith, autor das fotos do Ténéré World Raid na Austrália.

O grande tanque promete boa autonomia (a antiga XT 660Z tinha 23 litros) e ergonomia adequada para facilitar a pilotagem em pé no off-road. O banco inteiriço já teve sua altura reduzida no protótipo, segundo a Yamaha para atender a variados biótipos. O cockpit foi projetado para a instalação de equipamentos adicionais, como GPS e sistemas de navegação.

Mas, vale reforçar que, como o próprio nome diz, a Ténéré 700 World Raid Prototype, ainda é um protótipo. Dessa forma, o design, assim como outras especificações técnicas, pode mudar na versão final do modelo. Resta aguardar a turnê passar pelo Brasil ou o lançamento oficial da nova moto.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados