Notícias

Resgatando a essência dos antigos modelos com sidecar, nasceu a Yamaha D-Side (Foto: Divulgação)

Showbike

Yamaha Deus D-Side - Entre curvas e ondas, entre o moderno e o retrô

Conheça a Yamaha D-Side, moto customizada pela italiana Deus ex Machina que teve como base a XV950, custom da marca japonesa


Aldo Tizzani

Agência INFOMOTO

28/08/2015 09h58

O que uma moto, uma prancha de surfe e um sidecar têm em comum? Muito, na criativa mente do estúdio italiano Deus ex Machina. Assim, resgatando a essência dos antigos modelos da americana Harley-Davidson, da alemã BMW e da russa Ural e mesclando com uma alma “surfer”, nasceu a D-Side. Construída pela Deus em parceria com a Yamaha, a D-Side teve como base a XV950, uma custom de personalidade forte da marca japonesa e que oferece infinitas possibilidades de transformação.

A D-Side é o terceiro projeto realizado entre as duas empresas. Da ideia à realidade o caminho foi bastante curto, já que marca dos três diapasões deu total liberdade de criação para o estúdio milanês. Moderno em sua concepção, porém com linhas clássicas, no melhor estilo retrô, a D-Side mistura a tendência italiana de cultuar o retrô com o pragmatismo e a busca pela perfeição japonesa.

Depois de passar por um processo de experimentação e inovação, que é a essência da filosofia de Deus, a D-Side apresenta simplicidade em sua montagem, com pouquíssimas adaptações ou soldas, porém esbanjando funcionalidade e conforto.

Basta dar uma passada de olhos na “poltrona” que foi idealizada para transportar o passageiro. Seu desenho, densidade da espuma, tipo de couro e costura. Tudo feito de forma artesanal e pensado para oferecer o máximo de conforto e prazer no deslocamento.

Outro ponto que merece destaque foi a roda instalada no eixo do sidecar. De 19 polegadas e idêntica à roda dianteira da XV950, recebeu um pequeno paralama, além de um monoamortecedor que ameniza as irregularidades do piso. Isso sem falar no suporte para transportar a prancha que fica estrategicamente colocado entre a moto e sidecar.

Menos peso, mais personalidade

Para começar, a ideia inicial foi perder peso, sem perder personalidade. Ou seja, trocar peças do modelo original por itens de materiais mais nobres, como alumínio ou outro tipo de liga-leve, porém sem abandonar as características estéticas e ciclísticas do modelo original.

Entre as principais adequações ao projeto, a D-Side recebeu tanque de alumínio, escape, quadro traseiro, filtro de ar esportivo, assento em Alcantara todos feitos a mão, guidão de motocross e sistema de freios com pinça de seis pistões, desenvolvidos e montados pela Deus. Isso sem contar os pneus “quadrado” Firestone Luxo.

Vale ressaltar que esse kit é vendido pela Deus para os clientes que querem transformar sua Yamaha VX950 ou, se preferir, o motociclista pode ainda encomendar a moto completa para a customizadora com pintura que desejar.

Agora só resta escolher uma praia paradisíaca, uma estrada sinuosa e partir em busca da onda perfeita. Pode ser no Hawai, na África, na Austrália ou mesmo na fluminense Saquarema, berço do surfe brasileiro. Para chegar em grande estilo com conforto e desempenho, à bordo dessa exclusiva D-Side.

Notícias relacionadas

Mercado de motocicletas em alta

Placa do Mercosul: DENATRAN Agora decide tirar brasões e diminui largura

Diferença entre óleo mineral e sintético

Nova Ducati Panigale V4R é esportiva mais potente já fabricada

Kawasaki KX 450 2019 chega por R$ 43.990

Kawasaki Z 400, versão naked da Ninja, deve vir ao Brasil

Nova Honda CB 1000R tem design inovador e motor potente

Produção de motos pode chegar a 1 milhão de unidades em 2018

Bolid-E, uma moto elétrica controlada por smartwatch

Harley revela especificações da LiveWire, sua moto elétrica

  • Booking.com

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.12887 segundos