Roteiros

Ilha de Guriri/ES


A ilha de Guriri, a maior do Espírito Santo, não é natural. Surgiu em 1866 do interesse do Comendador Reginaldo, irmão do Barão de Aymorés, em esgotar os brejos da região ao mesmo tempo em que criaria um acesso navegável até as proximidades de São Mateus, dando assim um porto marítimo à região.

Para isso foi necessário dinamitar uma formação rochosa que alí existia, criando o que se passou a chamar de Barra Nova, um novo braço navegável do rio Muriricu e que – ao separar aquela gleba de terra do continente – alterou a topografia da região criando a nova ilha, batizada então de Guriri.

Com águas de temperatura bastante agradável e ondas em múltiplas ondulações, oferece banhos de mar deliciosos e abre também excelentes possibilidades para a prática do kite surf.

No início de 1998 foi inaugurada a ponte do Guriri, toda em concreto e construída uma ciclovia ligando-a ao centro da ilha. Sua orla consta de mais de 40 kms de praias que encantam àqueles que as visitam em busca de sol e tranqüilidade.

Ali fica também um dos postos avançados do Projeto Tamar, uma iniciativa do IBAMA e que conta com apoio e patrocínio da estatal Petrobrás. Foi lá que tive o privilégio de presenciar à abertura de um ninho onde tartaruguinhas recém saídas dos ovos eram auxiliadas por pessoal especializado a encontrar caminho seguro rumo ao oceano.

Bons hotéis e pousadas, áreas para camping, peixadas e até culinária oriental, sol, águas tépidas... quer mais? Vem pra cá de moto!

Distâncias
São Mateus12 KM
Vitoria232 KM
Telefones úteis
Bombeiros(27) 3763.1033
Polícia Militar (27) 3761.1142
Prefeitura(27) 3761.4850
Pronto Socorro(27) 3761.4868
Secretaria de Turismo(27) 3763.1088

Exibir mapa ampliado
  • Booking.com

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados

Tempo de carregamento da página: 0.35578 segundos