Notícias

Viajar de moto em grupo é um barato, mas é preciso seguir algumas regras Renato Durães / Honda (Foto: Divulgação)

Dica de Viagem

Cinco dicas para facilitar sua viagem em grupo

Atitudes simples podem evitar que os pilotos se percam, ajudam a ganhar tempo e tornam o passeio mais agradável e seguro


Cicero Lima / Agência Infomoto

Agência Infomoto

11/09/2018 09h30

Quem anda de moto geralmente gosta de viajar em grupo, afinal nada mais legal do que ter companhia para curtir a paisagem e o destino. Além disso, viajar com outros motociclistas significa ter mais segurança e apoio em caso de problemas mecânicos. Mas, para que o passeio com os amigos seja agradável, convém adotar alguns procedimentos que facilitam o convívio, diminuem o tempo nas paradas e aumentam a diversão. Confira algumas dicas para tornar sua viagem em grupo mais prazerosa e segura.

Abastecimento

Mais desagradável do que ficar esperando algum amigo no ponto de encontro, é descobrir que o atrasado não está com o tanque cheio. Para não ser o “mala sem alça” procure abastecer a moto no dia anterior à viagem.

Outra dica importante é que nas paradas para abastecimento durante o trajeto, as motos podem parar de frente para a bomba – em formação de pétala. Dessa forma, a mangueira da bomba pode alcançar várias motos, sem a necessidade de mudá-las de lugar.

Pedágio

Informe-se antes sobre o valor dos pedágios e eleja um dos pilotos do grupo para ficar com o dinheiro e fazer os pagamentos na cabine do pedágio. Com isso o grupo ganha tempo nas paradas e a viagem se torna mais rápida e segura – infelizmente existem muitos abalroamentos nas praças de pedágio.

Facilitar a ultrapassagem

Infelizmente, alguns motociclistas que viajam em grupos se acham “dono da estrada” e acabam ocupando todas as pistas. A dica é facilitar a ultrapassagem dos outros veículos e manter-se na faixa usada pelo grupo, sempre em formação alternada. Essa formação ainda permite visualizar a estrada e desviar caso haja obstáculo. Manter a distância de quem vai à frente também aumenta a segurança.

Cuide de quem vem atrás

Quem viaja em grupo deve ficar atento ao companheiro que vem logo atrás e sempre acompanhar sua movimentação (e presença) pelo retrovisor. As motos mais lentas podem seguir a frente e ditar o ritmo da viagem, isso evita o estresse de quem está com a moto de menor potência que é obrigado a “esgoelar” o motor para acompanhar o grupo.

Compartilhe o trajeto

Definir os pontos de parada, o trajeto e o destino final deixa a viagem mais agradável e tranquila para todos. Assim, os integrantes do grupo têm noção de quanto falta para a próxima parada ou, caso desejem, podem se adiantar e esperar os companheiros no local combinado. Hoje um simples smartphone, conectado a internet, oferece a opção de mostrar os pontos de parada (usando o Google maps, por exemplo).

Outra dica é criar um grupo de WhatsApp para transmitir avisos e recados para todos os viajantes. Há também alguns aplicativos, como o Live 360, que permitem a criação de grupos e mostra a localização de todos os participantes. Mas, saiba que esses apps só funcionam onde há rede de dados móveis.

Notícias relacionadas

Lançamento das Exclusivas Harley-Davidson CVO no Brasil em Abril

Nova Linha Triumph Tiger 900 Chega ao Brasil: Potência, Tecnologia e Segurança em Destaque

Ducati Multistrada V4 Rally: A Emoção da Tecnologia e Aventura Chega ao Brasil

Expectativas Crescem: Possível Lançamento da Ténéré 700 no Brasil

Suzuki Lança Novas Cores para GSX-S1000, V-Strom 650XT e Hayabusa 2025

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados