Notícias

Garupa deve estar sempre equipado, com o corpo próximo ao piloto e segurando as alças

Dica de Viagem

Dicas para levar garupa

O que muda no comportamento da motocicleta e quais ajustes devem ser feitos na moto e na pilotagem para transportar passageiro com segurança


Cicero Lima

Infomoto

11/09/2017 16h29

Muita gente leva namorada (o), marido, esposa, amigo (a) na garupa da moto. O ato de camaradagem ou necessidade de transportar outra pessoa na sua motocicleta exige, entretanto, atenção e responsabilidade. Por isso elaboramos algumas dicas para levar garupa na sua moto sem dor de cabeça:

- Pilotagem

Primeiramente, é preciso não se “esquecer” que há alguém além de você na moto e adaptar sua forma de pilotagem. Evite acelerações e frenagens bruscas. O ideal é soltar a embreagem e acelerar gradativamente nas partidas; o mesmo deve ser feito nas frenagens e até mesmo em curvas.

- Ajuste sua moto

O aumento de peso altera a geometria da moto. O farol, por exemplo, perde sua eficiência pois o facho de luz passa ser projetado para o alto. Isso é fácil de resolver, basta regular o farol. Os retrovisores também devem ser ajustados.

Como a carga é maior, os pneus devem ser calibrados com a pressão sugerida pelo Manual do Proprietário, para evitar maior desgaste e consumo de combustível – ou até mesmo um acidente. Afinal, pneus murchos com peso excessivo podem “sair” da roda em curvas.

A grande maioria das motos oferece regulagem da pré-carga da mola na suspensão traseira para manter o conforto e suportar o aumento de peso sem chegar ao fim de curso. Em alguns casos é necessário conferir a tensão da corrente de transmissão – que pode ficar mais esticada por conta do peso extra.

Outro item importante para a segurança e conforto da garupa é a perfeita fixação das pedaleiras. Elas não podem estar tortas ou “balançando”, pois podem causar desconforto ao passageiro e ainda correm o risco de caírem pelo caminho.

- Garupa equipada

Da mesma forma que o piloto, a garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, é claro, o capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que a garupa use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo por aí.

Outro detalhe importante é que, embora seja comum em cidades pequenas, transportar crianças abaixo de sete anos em motocicletas é infração gravíssima. E a moto é um veículo homologado para levar apenas duas pessoas: piloto e garupa!

- Oriente a garupa

Caso o passageiro nunca tenha andado de moto, converse com ele (ela) antes de rodar. Oriente-o a sentar o mais próximo de você para não desequilibrar a moto. Porque, caso ele fique muito afastado, a dianteira tende a ficar leve, o que dificulta o controle em baixa velocidade. Garupas sem experiência tendem a querer colocar os pés no chão quando a moto para. Avise-o que isso pode derrubar vocês dois.

A garupa deve se segurar firme no piloto ou nas alças de apoio, mas não deve ficar tenso. Também é preciso que ele fique atento para que o corpo não se desloque para a frente em frenagens mais bruscas.

Por conta do medo, alguns passageiros jogam o corpo para o lado oposto da curva – como se tentasse levantar a moto inclinada. Isso pode levar o piloto a perder o controle em uma curva e até cair.

Notícias relacionadas

Lançamento da Nova BMW R 1300 GS: Inovações e Tecnologia de Ponta

Lançamentos de Motos Aguardados em 2024

Parceria Estratégica entre PETRONAS e Harley-Davidson para Fornecimento de Lubrificantes de Motor

TRIUMPH Lança nova TIGER 1200 2024 no Brasil por R$ 88.990

Embratur participa de evento em Roma para atrair italianos amantes de mototurismo e road trips ao Brasil

BMW R 1300 GS: Sucesso de Vendas com Pré-Venda Esgotada em Apenas 3 Dias

Revelação dos Preços e Detalhes da Nova BMW R 1300 GS no Mercado Brasileiro

Motul Atualiza Rótulos dos Lubrificantes para Motos Produzidos no Brasil

Nova BMW F 900 GS: Produção Nacional no Brasil a Partir de Julho

Triumph Tiger 1200 2024: Inovação e Conforto em uma Aventureira Poderosa

Mototour - Seu portal em duas rodas, Motos, Encontros de Motociclistas, Moto Clube e muito mais...

Todos os Direitos Reservados